SUP

* Beto Colombo

Querido leitor, paz! Hoje vamos voltar a um tema que volta e meia falo sobre, que é o silêncio.

Ironicamente, não me calo, pois insisto em falar justamente nele, no silêncio. E o faço depois de curtir uma gostosa e prazerosa experiência com o Stand Up Paddle, ou SUP, esporte que despontou nas praias brasileiras neste ano de 2013 e que mistura canoagem e surf de uma só vez.

Depois que tive uma maior destreza para dominar o equipamento, e isso foi bastante rápido, consegui relaxar em cima da prancha e curtir. Foi aí que tive mais uma grande experiência neste verão. Justamente com uma prancha de SUP e desta vez nas águas límpidas e gostosas do mar de Jurerê.

Em uma gostosa manhã de céu aberto, o sol recém havia se mostrado, e eu já estava remando. Remava solitariamente sem rumo naquele imenso mar de água salgada. Lembro-me do cheiro da água, do friozinho batendo em meu rosto, dos meus pés molhados, enfim, senti-me terno, inteiro e extasiado com aquela experiência.

Ao voltar para a areia, depois de algum tempo absorto deitado em cima da prancha, já com o sol a pino, o barulho tomou conta. Lanchas, jet skis e barcos com passageiros deslizavam freneticamente de um lado para outro nas águas que até há pouco eram calmas. Sons de músicas bate estaca se encontravam, pois vinham de diversos lugares. Lembrei que nos anos 90, quando para lá fomos, às vezes o barulho cortava o silêncio. Hoje é o silêncio que, raras vezes, corta o barulho.

Recordei de uma ocasião em que alguém perguntou a Madre Tereza de Calcutá o que ela falava com Deus. Ao que ela respondeu: “Nada”. Mais do que isso, ela dizia que ficava em silêncio e o ouvia. Então o interlocutor da religiosa perguntou o que Deus falava, ao que ela respondeu: “Nada”. E continuou: “Ele fica em silêncio e me ouve”.

Por que será que fugimos tanto do silêncio? Será que quem não gosta do silêncio, não é o que está mais precisando dele? Lembrando que isso é assim para mim hoje.

* Empresário, Especialista em Filosofia Clínica, Diretor Presidente da Anjo
www.betocolombo.com.br

Filipe Colombo

Sobre Filipe Colombo

Formado em Administração com ênfase em Marketing, É conselheiro profissional formado pelo IBGC e possui MBA em administração de empresas cursado nos EUA, China e nos Emirados Árabes. Acumula mais de 20 anos de experiência em gestão de empresas e é autor do best seller “Gestão Profissional na Prática”. Neste livro, são compartilhados ensinamentos, visões e conselhos que são frutos de sua experiência acadêmica e profissional.
Esta entrada foi publicada em Artigos. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *