Como Tirar Infiltração da Parede de Forma Eficiente? Entenda

Introdução

A infiltração é um problema comum em muitos lares e pode ocorrer por diversas razões, como vazamentos de água, falhas na impermeabilização e condensação. Felizmente, existem maneiras eficientes de como tirar infiltração da parede, garantindo a segurança da estrutura e a qualidade de vida dos moradores.

Vamos explorar as principais causas da infiltração, passos iniciais de como tirar infiltração da parede e tratamentos específicos para cada causa. Além disso, mostraremos como a tinta emborrachada pode ajudá-lo a prevenir futuros problemas de infiltração.

Compreendendo as Causas da Infiltração

A infiltração na parede é um problema comum em muitas casas e pode ser causada por várias razões. Confira as causas mais comuns da infiltração para que você possa identificar e saber como tirar infiltração da parede.

Identificação das Fontes de Infiltração

como tirar infiltração da parede de forma eficiente

A primeira etapa de como tirar infiltração da parede é identificar a fonte do problema. A infiltração pode ser causada por vazamentos de água, falhas na impermeabilização, condensação, entre outras causas.

Vazamentos de Água

Os vazamentos de água são uma das principais causas de infiltração na parede. Eles podem ser causados por tubulações com vazamentos, água da chuva que entra na casa ou vazamentos em tubulações externas.

Falhas na Impermeabilização

como tirar infiltração da parede de forma prática

A impermeabilização inadequada é outra causa comum de infiltração na parede. Se a parede não estiver adequadamente impermeabilizada, a água pode se infiltrar e causar danos estruturais.

Condensação

A condensação é outra causa comum de infiltração na parede. Ela pode ocorrer quando a umidade se acumula na parede e não tem para onde ir. A falta de ventilação pode aumentar a umidade na parede e causar condensação.

Passos Iniciais para Remoção da Infiltração

Se você está lidando com infiltração de água em suas paredes, é preciso agir rapidamente para evitar danos maiores. Aqui estão alguns passos iniciais que você pode seguir para compreender melhor como tirar infiltração da parede e corrigir o problema:

Remoção de Revestimentos Comprometidos

como tirar infiltração da parede de forma eficaz

Se a infiltração afetar o revestimento da parede, como tinta ou papel de parede, é necessário removê-lo antes de prosseguir com a secagem. Use uma espátula para raspar o revestimento danificado e descarte-o adequadamente.

Secagem da Parede Afetada

Após isolar a área afetada e remover o revestimento danificado, é hora de começar a secar a parede. Use um desumidificador para remover a umidade do ar e um ventilador para circular o ar ao redor da área afetada.

Pode ser necessário usar um secador de ar quente para acelerar o processo de secagem, se a infiltração for mais grave.

Como Tirar Infiltração da Parede: Tratamento Específico

como tirar infiltração da parede com facilidade

Caso esteja enfrentando problemas com infiltração em sua parede e deseja saber como tirar infiltração da parede, é preciso identificar a causa raiz e aplicar um tratamento específico para resolvê-la. Aqui estão algumas das causas mais comuns e seus tratamentos específicos:

Vazamentos de Água

A infiltração na sua parede pode ser causada por vazamentos de água, caso isso aconteça, localize a fonte do vazamento e corrija antes de tratar a parede. Isso pode envolver a substituição de tubos ou a instalação de novas torneiras.

Depois que o vazamento for corrigido, a parede pode ser tratada com um produto impermeabilizante, como uma tinta asfáltica ou um aditivo próprio para impermeabilização de parede, como tintas emborrachadas.

Falhas na Impermeabilização

como tirar infiltração da parede usando produtos de qualidade

Caso a infiltração seja causada por falhas na impermeabilização da parede, você pode usar produtos específicos para corrigir o problema. A tinta emborrachada da Anjo Tintas é uma excelente solução para resolver problemas de impermeabilização. 

Esta tinta é indicada para pintura de paredes externas e internas, bem como telhados, e possui aderência direta em diversos tipos de superfícies, tais como fibrocimento, barro, concreto, zinco, alumínio e galvanizado. 

Ao formar uma camada elástica, a tinta ajuda a evitar microfissuras na parede, prevenindo assim a infiltração de água. Além disso, a tinta emborrachada consegue acompanhar a dilatação e retração da parede conforme a variação de temperatura.

como tirar infiltração da parede com tinta emborrachada

Ao ser aplicada em telhados, a tinta emborrachada pode reduzir a temperatura em até 3°, contribuindo para manter o ambiente mais agradável. Além disso, ela também atua como isolante acústico, reduzindo ruídos em até 5 decibéis, tornando os ambientes mais silenciosos. 

Com todas essas propriedades, a tinta emborrachada da Anjo Tintas é uma ótima opção para resolver problemas de impermeabilização e proporcionar benefícios adicionais, como a redução de temperatura e ruídos.

Saiba onde encontrar nossos produtos:

Entre em contato com nossos especialistas e tire todas as dúvidas e tenha o melhor para a sua obra.

Condensação

Se a infiltração é causada por condensação, você pode precisar de uma abordagem diferente. A condensação ocorre quando o ar quente e úmido entra em contato com superfícies frias, como paredes externas.

Para corrigir o problema, você pode precisar de uma combinação de técnicas, como aumentar a ventilação na área afetada e instalar isolamento térmico. Um produto impermeabilizante, como uma manta asfáltica, também pode ser aplicado para prevenir futuras infiltrações.

Ao tratar infiltrações em sua parede, escolha o produto impermeabilizante certo para a causa raiz do problema. Consulte um profissional se você não tiver certeza sobre qual produto usar ou como aplicá-lo corretamente.

Prevenção Futura

como tirar infiltração da parede com mofo

Para evitar problemas de infiltração em sua parede, adote medidas de prevenção e manutenção. Aqui estão algumas dicas que podem ajudar a proteger sua parede no futuro:

  • Faça uma inspeção regular em sua cobertura para verificar se há telhas quebradas ou danificadas. Substitua-as imediatamente para evitar que a água da chuva penetre na sua parede.
  • Utilize tinta emborrachada na cobertura, por ser uma técnica eficaz para proteger sua parede contra infiltrações.
  • Mantenha as fachadas de sua casa sempre limpas e bem conservadas. As pinturas descascadas e rachaduras podem permitir a entrada de água na parede.
  • Se você tiver piso de porcelanato, azulejo ou cerâmica, certifique-se de que as juntas estejam bem vedadas e sem fissuras. Caso contrário, a água pode penetrar no piso e causar infiltrações na parede.
  • Durante a construção civil, certifique-se de que a impermeabilização da parede esteja sendo feita corretamente. Isso pode evitar problemas futuros de infiltração.

Com essas medidas simples de prevenção e manutenção, você pode proteger sua parede contra infiltrações e garantir a durabilidade de sua construção.

Como Tirar Infiltração da Parede: Conclusão

A infiltração é um problema comum em muitas casas, mas felizmente, existem maneiras eficientes de como tirar infiltração da parede.

É preciso identificar a fonte da infiltração, desde vazamentos de água a falhas na impermeabilização. Depois disso, aplicar um tratamento específico para cada caso.

A tinta emborrachada da Anjo Tintas é uma solução perfeita para muitos casos. Ela pode ajudar a proteger a parede da infiltração, isolamento térmico, acústico, repelindo a água e dando mais vida útil para a parede.

Com essas dicas de como tirar infiltração da parede, você estará pronto para combater a complicação nas paredes da sua casa. Se precisar de ajuda para aplicar a tinta emborrachada, não hesite em contatar a Anjo Tintas.

Filipe Colombo

Sobre Filipe Colombo

Formado em Administração com ênfase em Marketing, É conselheiro profissional formado pelo IBGC e possui MBA em administração de empresas cursado nos EUA, China e nos Emirados Árabes. Acumula mais de 20 anos de experiência em gestão de empresas e é autor do best seller “Gestão Profissional na Prática”. Neste livro, são compartilhados ensinamentos, visões e conselhos que são frutos de sua experiência acadêmica e profissional.
Esta entrada foi publicada em Artigos, Dicas e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.