Cuidado com o que desejas

* Mhanoel Mendes

Otávio Rivas, médico mexicano que conheci nos tempos da Formação Holística de Base, da Universidade Internacional da Paz (Unipaz), me ensinou muita coisa, por isso lhe sou grato. Mas tem uma frase que ouvi pela primeira vez e não esqueci. Diz ela: “Cuidado com o que tu desejas, tu podes conseguir”.

Antes, acreditava que os desejos alcançados eram somente para coisas agradáveis, positivas. Hoje já sei que também funcionam para coisas negativas que pensamos inadvertidamente. Por isso a importância de ter claro o que se deseja, de se desejar sinceramente as coisas.

Já tive provas que esta frase é poderosa e funciona. Tenho vários e vários exemplos, mas quero compartilhar com você uma experiência arrepiante vivenciada por mim. Foi no Caminho dos Anjos, trilha de 231 quilômetros percorrida no sul de Minas Gerais. Na verdade, iniciou em Passa Quatro e encerrou (encerrou?) 10 dias depois, também em Passa Quatro.

Semanas antes de fazer o caminho, desejei conhecer um profissional da saúde que desse uma luz para as dificuldades que vinha tendo nos últimos meses com a minha cervical. Sei lá, um especialista, uma massoterapeuta, enfim, alguém que aliviasse a minha dor. São testemunhas deste meu desejo a minha companheira De Wotmeyer e o meu fisioterapeuta.

Exatamente no quinto dia de caminhada encontro um casal de peregrinos de São José dos Campos; caminhamos dois dias juntos. Eles haviam feito cinco dias de caminho em 2012 e queriam finalizar a jornada no início de 2013. Foi a minha “sorte”.

Tratava-se de Rubens e Liliam Araújo, casal de fisioterapeutas. Ele professor universitário e especialista em cervical, justamente o profissional que eu havia desejado. Terminado o caminho, minha companheira e eu fomos conhecer São Tomé das Letras e acertamos com o casal, via telefone celular, nossa ida a São José dos Campos para consulta com o Dr. Rubens Araújo. Fomos recebidos na casa deles, onde também acabamos jantando e pernoitando.

Na manhã seguinte, fiz a consulta que me deu novo ânimo em relação ao desafio da cervical. Aprendi como sentar, como dormir, como trabalhar ao computador. Mais: fiz movimentos que não fazia tinha 30 anos. Deixei o consultório do profissional com duas sequências de exercícios que venho fazendo e me dando mais qualidade de vida.

Desejei um profissional que me ajudasse a resolver minhas mazelas físicas acumuladas há anos. E consegui. Mas meu desejo foi além: consegui também a amizade de mais duas pessoas no meu rol de amigos e amigas desta existência. É assim, a gente deseja algo e, se tivermos alinhados, a gente consegue o desejado com um plus. Que bom!

Que todos nós consigamos alcançar nossos desejos, desde que estes nos façam o bem como este que acabei de relatar.

* Psicólogo e escritor
www.oikos.org.br

 

Filipe Colombo

Sobre Filipe Colombo

Formado em Administração com ênfase em Marketing, É conselheiro profissional formado pelo IBGC e possui MBA em administração de empresas cursado nos EUA, China e nos Emirados Árabes. Acumula mais de 20 anos de experiência em gestão de empresas e é autor do best seller “Gestão Profissional na Prática”. Neste livro, são compartilhados ensinamentos, visões e conselhos que são frutos de sua experiência acadêmica e profissional.
Esta entrada foi publicada em Artigos e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

3 respostas para Cuidado com o que desejas

  1. Daniel C. Tomazi disse:

    Grande Mhanoel,
    Muito legal a forma pela qual o teu desejo foi alcançado! Eu penso que o desejo é uma semente lançada à “terra”. Desta forma, ele precisa de alguns fatores “externos” para alcançar seu alvo e uma boa forma de mantê-la viva até a realização do mesmo. Acho muito importante o tempo que há entre a “semente” e o fruto. O espaço entre a semente e o fruto é um bom tempo para avaliarmos a semente. Se o pensamento for mal ainda temos tempo para sufocá-lo e extingui-lo! Que o mais puro desejo do bem e paz em nós seja cultivado no “caminho” e que vejamos seu fruto ainda em “vida”.
    Grande abraço!
    Daniel Tomazi

  2. Compartilho da mesma linha de raciocínio..hoje mesmo pela manhã estive analisando meus pensamentos e sentimentos, e percebi um turbilhão destes misturados, acerca de um tudo…Sabe como é início de caminha para este ano e são muitos os anseios, muitos planos, que vão desde desejos de conquistas materiais a conquistas na vida social, profissional, espiritual, etc…penso que o ser humano nasceu pra querer, e queremos tudo, porém concordo com o ”’Mestre”, Mhanoel, temos que pensar, repensar e ”Meditar” o que queremos, e então seguir ao encontro da Vida.
    O que mais desejei sempre em minha Vida, foi ter clareza de pensamentos e sentir mais, amar mais, ter plenitude, por enquanto tenho conseguido.

  3. Lilian Araujo disse:

    Queridos anjos Mhanoel e De!
    Paz e bem !
    Puxa, mais uma vez fico muito grata! É um testemunho muito vivo o que aconteceu! Pra você, Mhanoel, que desejou a sua cura, apareceu o Rubens. Fico feliz que você pode aproveitar as “lições” de cuidados com sua postura, com sua coluna. E tenho a certeza que levará para vida toda!
    Para nós, antes de realizar a caminhada, desejamos que tudo desse certo, e que aprendessemos com o que o caminho colocasse em nossas frentes! E aconteceu! Eis que logo no primeiro dia de pernoite aparecem dois anjos: Mhanoel e De! Com vocês, meus amigos, acrescentamos muitas coisas boas em nossas vidas! Como alto astral, cumplicidade, parceria, respeito e a arte de sentir o que nosso coração fala! Mhanoel com suas histórias do “Buscador” e De com a singela sintonia de ser “zen”, me ensinando a meditar e deixar a mente descansar!
    Que alegria os dias que pudemos estar com vocês!
    Espero em breve poder reencontrá-los para poder contar os “causos” , rs! Este é o meu desejo!
    Desejo amor e paz na vida de vocês
    Gratidão
    Um abraço bem forte desta que os estimamuito,
    Lilian Araujo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *