Resistir Sempre

artigo267* Beto Colombo

Querido leitor, que você esteja bem. Hoje nosso tema vai ser sobre “resistir, resistir, sempre!” Trago ais duas pérolas da poesia, inicialmente Martin Niemoller e depois o dramaturgo Bertold Brecht.

Considerado símbolo da resistência aos nazistas, Martin Niemoller escreveu: “Um dia, vieram e levaram meu vizinho que era judeu; como eu não era judeu não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho, que era comunista; como eu não era comunista, não me incomodei. No terceiro dia, vieram e levaram meu vizinho católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar”.

Já Bertoldo Brecht, com sua escrita aguçada e palavras certeiras, nos faz refletir sobre esse mesmo tema. Diz ele: “Primeiro levaram os negros, mas não me importei com isso, eu não era negro. Em seguida levaram alguns operários, mas não me importei com isso, eu também não era operário. Depois prenderam os miseráveis, mas não me importei com isso porque eu não sou miserável. Depois agarraram os desempregados, mas como tenho meu emprego, também não me importei. Agora estão me levando, mas já é tarde. Como eu não me importei com ninguém, ninguém se importa comigo”.

Poemas são assim, é uma forma diferente de a arte mostrar o nosso cotidiano. Pode ser um sinal que o universo nos manda para que tenhamos olhos para ver, ouvidos para ouvir e mãos para agir. É assim como o mundo me parece hoje. E você, o que pensa sobre isso?

Empresário, Especialista em Filosofia Clínica, Presidente do Conselho da Anjo Tintas.

Filipe Colombo

Sobre Filipe Colombo

Formado em Administração com ênfase em Marketing, É conselheiro profissional formado pelo IBGC e possui MBA em administração de empresas cursado nos EUA, China e nos Emirados Árabes. Acumula mais de 20 anos de experiência em gestão de empresas e é autor do best seller “Gestão Profissional na Prática”. Neste livro, são compartilhados ensinamentos, visões e conselhos que são frutos de sua experiência acadêmica e profissional.
Esta entrada foi publicada em Artigos e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *