Quem não tem cabeça tem que ter pernas

DSC05471* Beto Colombo

Você já deve ter ouvido de algum parente ou amigo mais velho que “quem não tem cabeça, tem que ter pernas” ou “quando a cabeça não pensa, o corpo paga”. São ditos populares bem conhecidos e há muitas verdades nas entrelinhas que algumas pessoas praticam. Já para outras pessoas é apenas um ditado, um provérbio. Para mim, como empreendedor, faz muito sentido pensar no que fazer, para só depois agir. É o que chamamos, em administração, de planejamento.

Muitos de nós já passamos por situações na vida em que evitaríamos grandes transtornos e até perdas de dinheiro se tivéssemos pensado melhor antes de tomar determinada atitude. É importante, é prudente pararmos para refletir, ponderar. Pensar para planejar.  Para mim o principal papel de um gestor que seja o responsável pelo planejamento da empresa é criar o futuro ao invés de reagir a acontecimentos.

Num planejamento, define-se qual a direção a ser tomada. Afinal de contas, lembra Confúcio, “Não existe vento a favor pra quem não sabe aonde vai”. Trata-se de delimitar o foco, eu vejo que sem foco as pessoas e as organizações ficam dando tiros para todos os lados, querendo acertar diversos alvos ao mesmo tempo, e acabam acertando, na maioria das vezes, pouco ou nenhum.

Tão importante quanto o planejamento é o controle.  Podemos dizer que planejamento traça o caminho a ser percorrido e o controle mantém a organização na linha que se decidiu seguir. Um planejamento bem elaborado, seja ele para sua casa, sua vida, sua empresa, permite estabelecer a direção a ser seguida, visando obter um maior grau de interação com o ambiente.

Isso é assim para mim hoje.

Empresário, Especialista em Filosofia Clínica, Presidente do Conselho da Anjo Tintas.

Filipe Colombo

Sobre Filipe Colombo

Formado em Administração com ênfase em Marketing, É conselheiro profissional formado pelo IBGC e possui MBA em administração de empresas cursado nos EUA, China e nos Emirados Árabes. Acumula mais de 20 anos de experiência em gestão de empresas e é autor do best seller “Gestão Profissional na Prática”. Neste livro, são compartilhados ensinamentos, visões e conselhos que são frutos de sua experiência acadêmica e profissional.
Esta entrada foi publicada em Artigos e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *