O Professor de Gandhi

IMG_8498* Mhanoel Mendes

Circula na internet uma história que, a despeito de ser verdade ou não, me chamou atenção, e repasso ao meu atento leitor. O faço pela singeleza do seu conteúdo e da oportunidade da sua mensagem.

Conta a missiva que quando Gandhi estudava Direito na Universidade de Londres tinha um professor chamado Peters. Era corrente entre os alunos que o tal professor não gostava de Gandhi, e este também não baixava a cabeça. Um dia, o professor estava comendo no refeitório e sentaram-se juntos, um ao lado do outro. Quando se iniciou o diálogo:

– Sr. Gandhi, você sabe que um porco e um pássaro não comem juntos? – falou ironicamente o “mestre”.

Ao que teve pronta resposta:

– “Ok, Professor, Já estou voando!” – E foi para outra mesa.

Aborrecido, o professor Peters resolve vingar-se na prova que ocorreria na semana seguinte, mas Gandhi responde, brilhantemente, todas as perguntas.

Diante disso, o professor toma uma atitude inusitada, fazendo a seguinte pergunta:

– “Sr. Gandhi,  indo o Sr. por uma rua e encontrando uma bolsa, abre-a e encontra a Sabedoria e um pacote com muito dinheiro. Com qual deles ficava?” – pergunta o dito mestre.

Ao que Gandhi respondeu:

– “Claro que com o dinheiro, Professor.”

– “Ah, pois eu, no seu lugar Gandhi, ficaria com a sabedoria” – disse o professor.

De chofre, Gandhi lhe comentou:

-“ Tem razão professor, cada um ficaria com o que não tem!”

Já ensandecido, o professor Peters escreveu na prova “Idiota” e lhe entregou. Gandhi recebeu o documento, leu e voltou dizendo:

-“ Professor, o senhor assinou a prova, mas não deu a nota!”

Talvez esta história (ou seria estória?) tenha como pano de fundo que o outro não me irrita, eu é que posso me irritar com o outro. Mais: que o outro não tem o poder de me tirar do sério se eu estiver concentrado e em plena harmonia.

E que, apesar do outro, devemos sempre semear a Paz, o Amor e a compaixão. Mas tratemos com firmeza quem nos trata com desprezo. Ser gentil não é ser capacho, nem saco de pancadas. E que a compaixão irada às vezes é um bom remédio.

* Jornalista, agricultor, psicólogo, jardineiro, escritor e peregrino – www.oikos.org.br

Filipe Colombo

Sobre Filipe Colombo

Formado em Administração com ênfase em Marketing, É conselheiro profissional formado pelo IBGC e possui MBA em administração de empresas cursado nos EUA, China e nos Emirados Árabes. Acumula mais de 20 anos de experiência em gestão de empresas e é autor do best seller “Gestão Profissional na Prática”. Neste livro, são compartilhados ensinamentos, visões e conselhos que são frutos de sua experiência acadêmica e profissional.
Esta entrada foi publicada em Artigos e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *