Mantenha seu foco naquilo que você quer, não naquilo que você não quer

artigo* Mhanoel Mendes

Recentemente li um texto do coach Aldo Novak. O achei tão interessante que fiz algumas adaptações e repasso ao meu querido leitor.

Diz o autor: para sobreviver, o Homo Sapiens ganhou um cérebro que funciona basicamente da seguinte forma: tudo aquilo que tem a sua atenção, ganha sua força e sua ação… e tende a crescer.

Apesar de parecer uma frase vaga e pouco técnica, ela está correta e é preciso entendê-la o mais rápido possível o seu real significado para melhorar nossas carreiras profissionais, nossas empresas, nossa vida pessoal e nosso autocontrole. Leia a frase novamente: tudo aquilo que tem a sua atenção, ganha sua força e sua ação… e tende a crescer.

Este simples mecanismo permitiu a construção da civilização como a conhecemos, incluindo nossos erros e acertos. Por que? Porque nosso cérebro não faz nenhuma distinção entre as coisas que queremos ou coisas que não queremos. Ele somente se concentra em encontrar meios de obtermos aquilo que está em nossa cabeça, mesmo que, por ironia, seja o que não queremos. Por isso Wayne Dyer afirma: “Mantenha seu foco naquilo que você quer, jamais no que você não quer, ou não tem“.

Algumas pessoas acham que isso tem elementos esotéricos, paranormais ou de fé religiosa. Não tem. Na verdade, é somente biologia e matemática pura (ciência), pois a mente não tem meios de avaliar a qualidade relativa de cada um dos 50 mil pensamentos gerados diariamente pelos neurônios. Por isso ele, o cérebro, de modo simples e direto, ajuda você a conseguir aquilo em que você pensa. Sempre.

Se você pensa o dia inteiro em pobreza, nas dívidas para pagar, nas noites solitárias e nos defeitos das pessoas… seu cérebro, obedientemente, vai procurar modos de conseguir mais daquilo em que você pensa. Você tenderá a conseguir mais falta de dinheiro, mais dívidas para pagar, mais noites solitárias e encontrará ainda mais defeitos em mais pessoas… Repito, isso não tem mágica envolvida, nem paranormalidade: só biologia e matemática.

Embora praticamente todos os livros de sucesso, e vários filósofos e religiosos digam isso (com palavras diferentes), o impacto que este conceito pode ter, para aqueles que o entendem e o aplicam, é poderoso, seja dentro da cultura de uma empresa, uma equipe de trabalho, um casamento, um time de futebol e até dentro de nossa própria cabeça.

Tudo aquilo que tem a sua atenção, ganha sua força e sua ação… e tende a crescer, por isso, faça como sugere Wayne Dyer: mantenha seu foco naquilo que você quer, jamais no que você não quer, ou não tem.

Se você realmente entender essa frase, começará a compreender, também, porque algumas pessoas passam anos fazendo a mesma coisa, pulando de time em time, como meu amigo, e infelizmente, os problemas continuam lá. Maiores e piores.

E você, no que tem dado atenção, focado forças e se empenhado na ação?

* Jornalista, agricultor, psicólogo, jardineiro, escritor e peregrino – www.oikos.org.br

Filipe Colombo

Sobre Filipe Colombo

Formado em Administração com ênfase em Marketing, É conselheiro profissional formado pelo IBGC e possui MBA em administração de empresas cursado nos EUA, China e nos Emirados Árabes. Acumula mais de 20 anos de experiência em gestão de empresas e é autor do best seller “Gestão Profissional na Prática”. Neste livro, são compartilhados ensinamentos, visões e conselhos que são frutos de sua experiência acadêmica e profissional.
Esta entrada foi publicada em Artigos e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta para Mantenha seu foco naquilo que você quer, não naquilo que você não quer

  1. Emerson disse:

    Excelente artigo. Grato. Educar a mente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *