Horário de Atendimento

w* Mhanoel Mendes

Como sabemos, os gregos encaravam o tempo de duas formas: o rei Cronos e o rei Cairós. Aquele, Cronos, se referia ao que denominamos, hoje, de tempo de relógio, e este, Cairós, ao tempo que é das coisas, como exemplo um fruto amadurece exatamente no seu tempo. “Há tempo pra tudo”, nos ensina o Livro Sagrado.

Dentro do tempo Cronos, de cronômetro mesmo, passei recentemente por uma experiência que quero compartilhar com você que me honra com sua leitura agora. Mais: quero refletir junto e, se quiseres, saber a tua opinião também.

Imagine a situação. Tinha saído às 7:55h da fisioterapia e procurava no comércio do centro da minha cidade um fone de ouvido para o meu aparelho celular. Corria os olhos nas lojas que já estavam no meu caminho, para ganhar tempo para tomar o ônibus de volta pra casa.

Eram 7:58h quando visualizo um fone compatível com o meu aparelho, até por ser da mesma marca. Tiro o aparelho celular do bolso e me certifico ser o fone correto e era. Percebo, dentro da loja, um movimento. De repente surgem dois jovens atendentes de roupas alinhadas e crachá no pescoço. Não faziam nada a não ser conversar e rir.

Percebendo que me viram, levantei o dedo indicador e depois fiz gestos tentando deixar claro que queria conversar. O jovem, sem olhar para sua colega, aponta seu relógio, e depois mostra dois dedos. Como se dissesse, faltam dois minutos para abrir a loja. E volta a conversar, agora de costas pra mim.

Fiquei ali, num misto de revolta e impotência. Percebendo que tinha cliente e que eles não estavam fazendo nada, o que custaria pelo menos me ouvir? De repente, se confirmasse que eu realmente estava correto e que o fone era compatível, talvez até aguardasse pelos dois minutos.

Respirei fundo e achei um desaforo. Andei mais uns poucos passos e vi outra loja na mesma situação. Como a porta estava fechada, mas não chaveada, a forcei e entrei ao que fui atendido prontamente. “Ainda não abrimos, mas estou a sua disposição, senhor”, disse-me a jovem de cabelos presos.

Resultado: quando saí da loja com fone no ouvido, percebi que só depois disso é que as portas da loja ao lado tinham sido recém abertas.

Há tempo e horário pra tudo. Mas também penso que há tempo e horário para o bom senso.

* Escritor e psicólogo. www.oikos.org.br

Filipe Colombo

Sobre Filipe Colombo

Formado em Administração com ênfase em Marketing, É conselheiro profissional formado pelo IBGC e possui MBA em administração de empresas cursado nos EUA, China e nos Emirados Árabes. Acumula mais de 20 anos de experiência em gestão de empresas e é autor do best seller “Gestão Profissional na Prática”. Neste livro, são compartilhados ensinamentos, visões e conselhos que são frutos de sua experiência acadêmica e profissional.
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7 respostas para Horário de Atendimento

  1. Ricardo Pieri disse:

    Aquele que cultiva a “presteza” dentro de si, do coração, não guia seus atos pelo relógio, pelo horário, e sim pelo momento de necessidade do seu próximo.

  2. Gislene disse:

    Este segundo vendedor, não é o funcionário que está aí apenas para ganhar o seu merecido salário mensal, este cidadão fez e fará a diferença. Precisamos de pessoas que olhem seu semelhante com respeito em todos os setores da vida. Gostaria que o primeiro vendedor refletisse um pouco, imagine se o fato ocorresse em hospital e o médico lhe dissesse “Falta um minuto para iniciar minhas atividades profissionais” e por causa deste um minuto perdesse seu ente querido.

  3. Bruno vidal disse:

    Ainda vou entender o sentido dessa Empresa… não vou pintar minha casa, enquanto não tiver uma loja dessa marca que realmente me marcou… moro em Ubá MG. não conhecia a Anjo tintas. e terei o maior prazer de ser cliente e propagador. Mas por enquanto fico por aqui como um admirador. rsrsrs…

  4. Ana Gabriela Souza disse:

    Caro Mhanoel, é realmente revoltante a forma com que somos atendidos em todos os setores nesse país, nesse mundo.
    A individualidade e a falta de respeito e bom senso estão se esvaindo.
    Fico me perguntando como será a prestação de servições daqui 5, 10 anos. Tudo via internet, talvez? Sem contato pessoal? As pessoas ficam imaginando as mudanças tão longínquas e eu acredito que está tudo próximo, agora, mais do que imaginamos.
    Mais lamentável do que a frase: “A maioria das pessoas utiliza o acostamento quando está em um engarrafamento, porque eu também não posso?” Carecemos de bons exemplos.
    Grata pelo texto, pela leitura.
    Grande abraço, uma excelente semana, repleta de bom senso!!!

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