Como Evitar Fissuras na Parede e Garantir uma Boa Estrutura?

Introdução

As fissuras na parede podem ser um problema preocupante para muitas pessoas, principalmente para aquelas que não sabem como evitá-las.

Essas rachaduras podem indicar um problema estrutural grave que pode resultar em danos à sua casa. Por isso, vamos mostrar tudo o que você precisa saber para evitar fissuras nas paredes e garantir uma boa estrutura para a sua casa.

Entendendo as Causas das Fissuras na Parede

fissuras na parede como resolver

Compreender as razões por trás das fissuras nas paredes é essencial para permitir a identificação correta de problemas estruturais e a aplicação de soluções adequadas.

Cada fissura conta a história de uma falha específica que pode ser resultado de vários fatores, como materiais inadequados ou técnicas de construção defeituosas.

Expansão e Contração do Material de Construção

Quando os materiais de construção como a alvenaria e a argamassa são expostos a variações de temperatura e umidade, eles tendem a expandir e contrair. Esta é uma das principais causas de trincas e rachaduras.

  • Verão: Expansão devido ao calor.
  • Inverno: Contração devido ao frio.

Estas deformações naturais podem criar tensões nas paredes, levando à formação de fissuras.

Assentamento e Movimentação do Solo

fissuras na parede como identificar

As fissuras na parede podem surgir devido ao assentamento ou à movimentação do solo sob a fundação. A instabilidade ou a compactação inadequada dos solos são fatores que afetam a integridade estrutural da sua casa.

  • Solo instável: Pode ceder desigualmente.
  • Compactação inadequada: Aumenta a vulnerabilidade do solo à erosão.

Ambos os cenários podem levar a uma desigualdade na sustentação da estrutura, causando rachaduras e trincas.

Má Execução Durante a Construção

As fissuras na parede também podem ser o resultado de uma má execução durante a construção ou o uso de materiais de baixa qualidade. A atenção na etapa de execução é crítica.

  • Falhas no projeto: Podem incluir cálculos estruturais incorretos.
  • Má qualidade dos materiais: Pode resultar em patologias precoces.

Um acompanhamento rigoroso e o uso de materiais adequados são fundamentais para a prevenção de rachaduras e fissuras nas paredes.

Identificando Fissuras na Parede

fissuras na parede quais os tipos

Identificar corretamente as fissuras na parede é essencial para manter a integridade estrutural de sua casa. Sendo assim, reconheça os tipos comuns de fissuras e esteja atento aos sinais de alerta.

Tipos Comuns de Fissuras

Existem dois tipos comuns de fissuras: as fissuras superficiais e as fissuras estruturais. As fissuras superficiais são geralmente causadas pela movimentação natural da estrutura. Elas podem ser facilmente corrigidas com o uso de massa acrílica e tinta.

Já as fissuras estruturais podem ter origem em problemas mais graves, como falta de aderência entre camadas de material de construção ou até mesmo ações naturais. Esse tipo de problema requer acompanhamento de um profissional especializado para garantir a segurança do local.

Sinais de Alerta

fissuras na parede superficiais

Fique atento aos sinais de alerta para identificar fissuras na parede antes que se tornem um problema maior. Os sinais incluem rachaduras em formato de teia de aranha, fissuras em formato vertical ou horizontal e deslocamento visível da parede.

Esses sinais indicam problemas na parede e também podem representar problemas na estrutura como um todo. Por isso, busque ajuda profissional imediatamente para prevenir maiores danos.

Medidas Preventivas para Evitar Fissuras na Parede

Adotar medidas preventivas é essencial para evitar fissuras nas paredes. Confira algumas dicas essenciais para a prevenção.

Escolha de Materiais Adequados

Além de utilizar uma argamassa de qualidade, blocos e tijolos resistentes e fazer a incorporação de fibras na mistura do concreto, também é preciso fazer uma boa preparação na parede antes de começar a pintura com produtos de qualidade.

fissuras na parede como evitar

Uma marca líder no mercado é a Anjo Tintas. Aqui você encontra uma linha imobiliária completa que inclui a Tinta Emborrachada, indicada para pintura de paredes externas e internas e telhados com aderência direta em fibrocimento, barro, concreto, zinco, alumínio e galvanizado.

fissuras na parede qual a solução

Além de formar uma película elástica, evitando fissuras e microfissuras, o produto consegue acompanhar o movimento de dilatação e retração da parede conforme a variação de temperatura.

Quando aplicada no telhado, a tinta consegue diminuir a temperatura do ambiente em até 3°C e fazer a redução de ruídos em até 5 decibéis. Portanto, para evitar fissuras na parede, conte com a qualidade dos produtos Anjo Tintas.

Saiba onde encontrar nossos produtos:

Entre em contato conosco, tire suas dúvidas e leve produtos de alta qualidade para o seu projeto.

Preparação Adequada do Terreno

Precisamos ressaltar que uma boa preparação do terreno é fundamental. Realize um estudo de solo e um dimensionamento correto dos pilares e vigas para assegurar uma distribuição homogênea da carga. A estabilidade do terreno é essencial para evitar movimentações que possam causar fissuras nas alvenarias.

Uso de Tijolos e Blocos Resistentes

fissuras na parede como evitar o problema

Escolha tijolos e blocos com alta resistência que estejam conforme as normas técnicas. A resistência dos materiais é indispensável para suportar as tensões sem apresentar rachaduras. Utilize padrões de assentamento que promovam a distribuição equilibrada das cargas.

Contratação de Profissionais Qualificados

Contrate engenheiros e construtores que estejam aptos a implementar todas as etapas de construção conforme as normas vigentes. Estes profissionais irão garantir que todos os componentes da construção, como pilares, vigas e blocos, sejam dimensionados corretamente, assegurando a integridade da estrutura.

Manutenção Regular da Estrutura

fissuras na parede de onde vem o problema

Mantenha um cronograma de inspeções e manutenções. As ações preventivas periódicas podem identificar e corrigir pequenas fissuras antes que se tornem problemas maiores. Verifique elementos estruturais, acabamentos e faça reparos conforme necessário para garantir a longevidade da estrutura.

Tratamento de Fissuras Existentes

Antes de iniciar qualquer reparo, avalie a gravidade da fissura e escolha a técnica de reparo adequada para garantir a eficácia e durabilidade do tratamento.

Avaliação da Gravidade

fissuras na parede qual a solução

Você deve determinar se a fissura é ativa ou passiva. As fissuras ativas tendem a mudar ao longo do tempo, enquanto fissuras passivas não apresentam alterações significativas.

Verifique indícios de problemas estruturais, como recalque do baldrame ou sobrecarga na estrutura e inspecione possíveis causas, como infiltrações de água ou corrosão de armadura.

A avaliação deve considerar a localização e largura das fendas, identificando se há necessidade de intervenções mais robustas, como a inserção de vergas, contravergas ou mesmo o reforço na viga superior.

Técnicas de Reparo

Empregue métodos apropriados para cada tipo de fissura:

Fissuras Superficiais

fissuras na parede sinais de alerta

Utilize massa corrida para reparos simples. Aplique o material com uma espátula, conforme as instruções do fabricante, garantindo que a superfície esteja livre de umidade e infiltrações antes do reparo.

Fendas Mais Profundas

Insira uma tela de reforço para evitar o reaparecimento da fissura e aplique argamassa de assentamento.

Para fissuras na parede relacionadas à movimentação estrutural, você pode precisar de selantes elásticos que acompanhem as alterações da estrutura.

Infiltrações e Umidade

fissuras na parede com umidade

Primeiro, solucione a causa da infiltração. Depois disso, repare a fenda com técnicas específicas para ambientes úmidos, usando selantes adequados para bloquear a umidade.

Fissuras Estruturais

Em casos de resistência insuficiente ou sérios problemas estruturais, busque orientação de profissionais qualificados para um tratamento que pode envolver reforço estrutural, como a aplicação de chapisco e o adensamento da argamassa.

Lembre-se de sempre seguir as normas técnicas e recomendações dos fabricantes dos produtos utilizados no reparo.

Conclusão

Para evitar fissuras na parede e garantir uma estrutura estável e segura para a sua casa, é preciso identificar as causas do problema, prestar atenção às rachaduras na parede e tomar medidas preventivas.

Além disso, escolher materiais de qualidade, como a marca líder no mercado, Anjo Tintas, pode ser uma excelente opção para manter a parede da sua casa livre de rachaduras e fissuras na parede.

Lembre-se sempre de buscar ajuda profissional, caso o problema pareça grave. Assim, você garante a segurança da sua casa.

Filipe Colombo

Sobre Filipe Colombo

Formado em Administração com ênfase em Marketing, É conselheiro profissional formado pelo IBGC e possui MBA em administração de empresas cursado nos EUA, China e nos Emirados Árabes. Acumula mais de 20 anos de experiência em gestão de empresas e é autor do best seller “Gestão Profissional na Prática”. Neste livro, são compartilhados ensinamentos, visões e conselhos que são frutos de sua experiência acadêmica e profissional.
Esta entrada foi publicada em Artigos e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.