Fábula da Borboleta

68_fabula_da_borboleta* Beto Colombo

Querido leitor, aceite o meu fraternal abraço. Um dia, uma pequena abertura apareceu em um casulo. Um homem sentou e observou a borboleta se contorcendo por um bom tempo. De tanto o bichinho se esforçar para passar através de um pequeno buraco, então, pareceu que em um determinado momento havia parado de se mexer. Parecia que ela tinha ido o mais longe que podia e não conseguia ir mais.

Observando todo aquele movimento, o homem, na melhor das intenções, decidiu ajudar a borboleta. Foi quando pegou uma tesoura e cortou o restante do casulo. Depois disso, a borboleta então saiu facilmente.

Contudo, o homem observou que o corpo da borboleta não estava normal, estava murcho, era pequeno e tinha as asas amassadas. Surpreso, o homem continuou ali ao lado observando tudo o que se passava. Aguardava o momento das asas se abrirem, esticarem, para serem capazes de suportar o corpo. Queria vê-la voando logo. Quase que a joga assim mesmo para cima, mas não o fez.

O homem aguardou minutos, horas e nada aconteceu! Na verdade, a borboleta passou o resto da sua existência rastejando com um corpo murcho e as asas encolhidas que nem davam para ser chamadas de asas. Ela nunca voou.

Vale lembrar que o que o homem, em sua gentileza e vontade de ajudar, não sabia era que aquele seria o caminho para a lagarta se transformar em borboleta. Era a transformação, o processo, a jornada que aquele animalzinho tinha para se transformar. Que o casulo apertado e todo aquele esforço eram importantes. Mais, eram necessários e faziam parte da natureza.

Algumas vezes o esforço é justamente o que precisamos em nossas vidas. Imaginemos uma existência morna, sem obstáculos ou desafios, no que nos transformaríamos? Talvez não iríamos ser tão fortes como poderíamos ter sido e o que é pior, passaríamos rastejando sem nunca bater as asas e conhecer a vida lá de cima.

Lembrando que isso é assim para mim hoje.

* Empresário, Especialista em Filosofia Clínica, Presidente do Conselho Consultivo da AnjoBlog Beto Colombo

Filipe Colombo

Sobre Filipe Colombo

Formado em Administração com ênfase em Marketing, É conselheiro profissional formado pelo IBGC e possui MBA em administração de empresas cursado nos EUA, China e nos Emirados Árabes. Acumula mais de 20 anos de experiência em gestão de empresas e é autor do best seller “Gestão Profissional na Prática”. Neste livro, são compartilhados ensinamentos, visões e conselhos que são frutos de sua experiência acadêmica e profissional.
Esta entrada foi publicada em Artigos e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *