Devolva o Sol

Gemäldegalerie Alte Meister, Staatliche Kunstsammlungen Dresden; Foto: Elke Estel/ Hans-Peter Klut* Beto Colombo

Querido leitor, que você esteja bem. Hoje trago à nossa reflexão aqui no Café com Mistura o filósofo Diógenes que nasceu em Sínope, na Grécia, no ano de 413 antes de Cristo. Contam os escritores que quando Diógenes passou a viver em Athenas, ele começou a causar polêmicas e curiosidades entre os atenienses. Diógenes não era um homem comum, não tinha uma mente medíocre e nem hábitos normóticos. Mexia, incomodava.

Suas atitudes nessa cidade causavam espanto, pois além de viver em um tonel, vestia apenas uma túnica, tomava água diretamente das poças com a língua como um cão. Como se não bastasse, andava pelas ruas com uma lanterna nas mãos em plena luz do dia a procura de um homem, “um homem justo”, repetia.

Na verdade, este estilo de vida era uma resposta contra as comodidades e atividades intelectuais. Diógenes era contra qualquer forma de erudição e expressava-se por atitudes e escolhas concretas.
Uma história famosa sobre esse filósofo foi quando, num certo dia, enquanto tomava um banho de sol, Alexandre Magno quis conhecê-lo e disse-lhe de forma inesperada: “Podes pedir o que quiseres”. Então, satiricamente, Diógenes respondeu: “Devolva meu sol”.

Fazendo uma tradução, podemos trazer Diógenes a esse episódio como uma advertência a nós quando invadimos o espaço, o solo, a cidade, a casa, o quarto, o facebook, a intimidade das pessoas. O pior disso é que, em algumas situações reduzimos seu espaço e, por muitas vezes, escondemos o seu sol. Sim, o seu sol, a sua luz, as suas qualidades, provocando situações para que a sua luz brilhe em detrimento a do outro.

Você possivelmente já viu isso acontecer com chefes e seus subordinados, quando invadem a célula de trabalho com advertências impensadas, professores que tiram a luz dos alunos, pais que invadem privacidade de filhos e filhas, impondo seus pré-juízos. Para não devolver o sol, que tal nem o tomarmos dos outros?

Lembrando que isso é assim para mim hoje.

* Empresário, Especialista em Filosofia Clínica, Presidente do Conselho Consultivo da AnjoBlog Beto Colombo

Filipe Colombo

Sobre Filipe Colombo

Formado em Administração com ênfase em Marketing, É conselheiro profissional formado pelo IBGC e possui MBA em administração de empresas cursado nos EUA, China e nos Emirados Árabes. Acumula mais de 20 anos de experiência em gestão de empresas e é autor do best seller “Gestão Profissional na Prática”. Neste livro, são compartilhados ensinamentos, visões e conselhos que são frutos de sua experiência acadêmica e profissional.
Esta entrada foi publicada em Artigos e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *