Decisões

33* Beto Colombo

Querido leitor, que você esteja bem. Há um pensamento grego atribuído a Aristóteles sobre virtude, onde se diz que “a virtude está no meio”.

– Você é de esquerda ou de direita? – Você gosta de vinho ou cerveja? Então você pensa antes de responder: Nem da esquerda, nem da direita; nem de vinho, nem de cerveja, gosto de whisky. E assim, algumas pessoas vão achando que ficar em cima do muro é que é ser virtuoso.

Para Aristóteles, ficar em cima do muro era a pior coisa que podia acontecer. Pessoa em cima do muro só merece uma coisa, ser derrubada do muro. Essa é uma atitude que não há virtude alguma.

A virtude está no meio, para Aristóteles significa no meio da balança. Lembra-se daquelas balanças mecânicas antigas, onde tinha dois pratos e no meio uma seta indicando para onde o prato pesava mais? Pois é, a virtude está no meio pode significar no meio da ponderação. Não é que a virtude está ali no meio da balança, mas é ali a mensuração para onde vai pender o prato da balança. A ideia então que a virtude está no meio é a ideia de pesar os dois lados e ponderar porque, para Aristóteles, a virtude é o bem deliberar.

Como cidadãos de bem, temos que deliberar corretamente, devemos decidir corretamente e, para isso, é prudente ponderar os dois lados da balança e tomar a decisão correta, aí eu serei virtuoso.

Pode acontecer que, na ponderação, a virtude não esteja no meio. Pode ser que um peso puxe mais e você acabe decidindo pela esquerda ou direta, aí você toma sua decisão. A ideia, então, que a virtude está no meio não significa que você deva ficar em cima do muro, mas significa que você vai refletir sobre, e para cada caso.

Começamos nosso dia tomando decisões, abro os olhos ou não abro? Levanto da cama ou não levanto? Vou trabalhar ou não vou trabalhar? Caso ou não caso? Desde as mais simples às mais complexas nossa vida é feita de decisões.

Como você toma suas decisões? A forma que você decide pode fazer grande diferença na sua jornada. Isso é assim para mim hoje.

Empresário, Especialista em Filosofia Clínica, Presidente do Conselho da Anjo Tintas.

Filipe Colombo

Sobre Filipe Colombo

Formado em Administração com ênfase em Marketing, É conselheiro profissional formado pelo IBGC e possui MBA em administração de empresas cursado nos EUA, China e nos Emirados Árabes. Acumula mais de 20 anos de experiência em gestão de empresas e é autor do best seller “Gestão Profissional na Prática”. Neste livro, são compartilhados ensinamentos, visões e conselhos que são frutos de sua experiência acadêmica e profissional.
Esta entrada foi publicada em Artigos e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *