Couro de Boi

* Beto Colombo

Queridos leitores, paz! Já falei aqui neste espaço sobre crianças, jovens e adultos. Hoje quero fazer meu tributo aos nossos homens e mulheres da terceira idade, os nossos velhinhos.

Este é um tema que me ocupo, dos nossos velhinhos. Aprendo muito com eles, são sábios e o livro do Eclesiástico nos diz “quando encontrar um homem sábio, gaste a soleira da casa dele”. Então, semanalmente procuro marcar encontros, seja no cafezinho do Shopping, seja atendendo em domicílio ou até mesmo no consultório. Enfim, é assim com meu pai, o pai dos meus amigos e também com os muitos amigos que tenho e que já passaram dos 70 e até 80 anos.

E sobre isso, nossos velhos pais, há uma música que simplifica o que quero dizer. Chama-se “Couro de Boi”, de Sérgio Reis.

Diz: “Conheço um velho ditado, que é do tempo dos agáis. Diz que um pai trata dez filhos, dez filhos não trata um pai. Sentindo o peso dos anos sem poder mais trabalhar, o velho, peão estradeiro, com seu filho foi morar.

O rapaz era casado e a mulher deu de implicar. “Você manda o velho embora, se não quiser que eu vá”. E o rapaz, de coração duro, com o velhinho foi falar: Para o senhor se mudar, meu pai eu vim lhe pedir.

Hoje aqui da minha casa o senhor tem que sair, Leve este couro de boi que eu acabei de curtir, Pra lhe servir de coberta aonde o senhor dormir, O pobre velho, calado, pegou o couro e saiu. Seu neto de oito anos que aquela cena assistiu, Correu atrás do avô, seu paletó sacudiu, Metade daquele couro, chorando ele pediu, O velhinho, comovido, pra não ver o neto chorando, Partiu o couro no meio e pro netinho foi dando.

O menino chegou em casa, seu pai foi lhe perguntando. Pra quê você quer este couro que seu avô ia levando. Disse o menino ao pai: um dia vou me casar, O senhor vai ficar velho e comigo vem morar. Pode ser que aconteça de nós não se combinar. Essa metade do couro vou dar pro senhor levar”.

Impressionante, não é mesmo? Conheço um velho ditado, que é do tempo dos agáis. Diz que um pai trata dez filhos, dez filhos não tratam um pai.

Lembrando que isso é assim para mim hoje.

* Empresário, Especialista em Filosofia Clínica, Diretor Presidente da AnjoBlog Beto Colombo

Filipe Colombo

Sobre Filipe Colombo

Formado em Administração com ênfase em Marketing, É conselheiro profissional formado pelo IBGC e possui MBA em administração de empresas cursado nos EUA, China e nos Emirados Árabes. Acumula mais de 20 anos de experiência em gestão de empresas e é autor do best seller “Gestão Profissional na Prática”. Neste livro, são compartilhados ensinamentos, visões e conselhos que são frutos de sua experiência acadêmica e profissional.
Esta entrada foi publicada em Artigos. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *