Controla-se melhor quem não tem ética

* Mhanoel Mendes

A despeito dos adesivos que leio nos carros ainda hoje com os dizeres “Vigiado pelos fofoqueiros 24 horas” ou até mesmo em caminhões “Vigiado e rastreado 24 horas”, hoje quero discorrer sobre uma propaganda veiculada pelo Estado de Santa Catarina. Atenho-me a propaganda sobre as câmeras instaladas, inicialmente, nas grandes cidades e que viraram febre, agora, alcançando os médios e pequenos municípios. Quando menos esperamos, lá esta um “olho” nos observando, nos dando a sensação de estarmos em uma prisão aberta.

An passant,  lembra um pouco o livro 1984, de George Orwell, onde as pessoas eram controladas pelo “Big Brother”. De acordo com esta obra, o “grande irmão” observava cada passo dos indivíduos e os controlava por intermédio de câmeras e “dialogava” com os mesmos por intermédio de monitores de televisão.

Mas, quero voltar a tal propaganda veiculada nas televisões de todo o estado; tem a assinatura da Secretaria de Segurança do Estado de Santa Catarina. Mostrando pessoas vigiadas, salas com muitos monitores, câmeras espalhadas em praças, ruas e avenidas, a ideia central do anúncio se atem a uma fase principal: “Quem é vigiado se comporta melhor”.

Quando assisti a propaganda pela primeira vez, fiquei quase que em estado de choque. Pensei no descaramento do Estado em assumir que quer controlar, vigiar as ações das pessoas porque, só assim, a seu ver, as pessoas se comportarão melhor. Isso, talvez, sirva para crianças ainda no estado de “anomia”, mas como sabemos, depois vem a “heteronomia” e a “autonomia”, que é a idade madura, a adultice.

Pra mim, por ora, controla-se melhor quem não tem ética. Quem pauta sua vida a partir dela, respeitando a vida em toda a sua forma de ser, jamais precisa de uma câmera para agir corretamente. Para estas pessoas, a câmera é interna e vem de um ato volitivo, cujas ações se pautam no que realmente é correto. Jamais agem porque vão pro céu, porque tem uma câmara vigiando, porque vão agradar a este ou aquele.

Só quem não tem ética se comporta melhor quando é vigiado; quem a possui como filosofia de vida, não precisa de leis, de dogmas, de moral ou regras para agir. E seu discurso geralmente é sua prática.

* Escritor e psicólogo – www.oikos.org.br

Filipe Colombo

Sobre Filipe Colombo

Formado em Administração com ênfase em Marketing, É conselheiro profissional formado pelo IBGC e possui MBA em administração de empresas cursado nos EUA, China e nos Emirados Árabes. Acumula mais de 20 anos de experiência em gestão de empresas e é autor do best seller “Gestão Profissional na Prática”. Neste livro, são compartilhados ensinamentos, visões e conselhos que são frutos de sua experiência acadêmica e profissional.
Esta entrada foi publicada em Artigos e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta para Controla-se melhor quem não tem ética

  1. ederson couto disse:

    Concordo com a amigo!
    O poder do estado em todos os tempos, age, da forma mais fácil, sempre a tentar controlar as massas. Lembro de um estudo do antigo Egito (o olho de horus) onde as pessoas passavam, por muitos estudos até conseguirem compreenderem os segredos da vida, do universo, e atingirem seu mais alto grau de desenvolvimento. Os maiores e mais preciosos conhecimentos sempre estiveram ocultos das massas, cabendo para os povos a danação e o trabalho árduo, para sustentar as elites. Não precisamos de câmeras, precisamos de mais acesso à estudos, às ciências, e propagandas para as massas sobre educação e ética. Mas quem disse que o estado se importa?
    Disse-me um grande amigo outro dia: ” A vida vai te levar, leva todos….mas faça alguma coisa”, tenho pensado…
    Ed.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *