As Três Peneiras

* Por Beto Colombo

Querido leitor, que você esteja em paz. Em nosso artigo de hoje, vamos beber na fonte da  filosofia, vamos à antiga Grécia e refletir sobre um ensinamento de Sócrates cujo título é: As três Peneiras de Sócrates. De acordo com esse ensinamento, Sócrates, a quem é atribuída a frase “tudo o que sei é que nada sei daquilo que sei”,  discorre sobre sabedoria e relacionamentos e nestes sugere que sejam colocadas em prática três palavras, que são “verdade, bondade e necessidade”.

Segundo o filósofo Sócrates, cuja mãe, Fenareta, era parteira e o pai, Safranisco, carpinteiro, antes de levar adiante a alguém uma informação de outra pessoa, devemos passar o conteúdo em três peneiras, que são, como já falamos, verdade, bondade e necessidade.

Na peneira um, “verdade”, devemos considerar o que vamos contar, o que vamos dizer. Enfim, você tem certeza absoluta de que o que está prestes a passar adiante é realmente fato ou é uma fofoca? Se você tem certeza absoluta da veracidade, então a história passou pela primeira peneira, pela peneira da verdade e, portanto, pode ser levada adiante.

Chegamos a segunda peneira, a da “bondade”. Vale ressaltar aqui se o que você quer contar é positivo, vai ajudar alguém, vai contribuir com o engrandecimento de uma pessoa ou de uma organização? Vale refletir: se fosse você o personagem envolvido, você gostaria que falassem de você assim como você está contando? Nesse caso, se a resposta for positiva, até aqui tudo bem, pois ela passou pela segunda peneira, a peneira da bondade.

Como falamos, existem três peneiras. Se passamos pela primeira da “verdade”, pela segunda da “bondade”, chegamos, enfim, na peneira da necessidade. É momento de refletir sobre o que você vai contar, vai ajudar alguém? Vai melhorar o ambiente de trabalho? Vai ajudar a empresa? Esta peneira, provavelmente, seja a mais seletiva das três.

Portanto, só depois de passar pelas três  peneiras, segundo o filósofo Sócrates, é que a sua história poderá seguir adiante, pois sem dúvida, vai melhorar pessoas, ambientes e organizações. Vai faze a diferença no mundo. Caso ela não tenha passado por algumas dessas peneiras é melhor se recolher, aquietar e não falar nada.

Querido leitor, quanto tempo perdemos extraindo fofocas, seja em nosso cotidiano, seja nas redes sociais, e passamos adiante, sem tomarmos o cuidado de checar a veracidade dos fatos? Talvez, se nos focarmos na verdade, nada mais do que a verdade, na bondade e realmente no que se fizer necessário, teremos uma vida mais leve, relações mais transparentes e um mundo melhor.

É assim como são as peneiras para Sócrates. E você, usa alguma peneira?

* Empresário, Filósofo Clínico, Diretor Presidente da Anjo

Filipe Colombo

Sobre Filipe Colombo

Formado em Administração com ênfase em Marketing, É conselheiro profissional formado pelo IBGC e possui MBA em administração de empresas cursado nos EUA, China e nos Emirados Árabes. Acumula mais de 20 anos de experiência em gestão de empresas e é autor do best seller “Gestão Profissional na Prática”. Neste livro, são compartilhados ensinamentos, visões e conselhos que são frutos de sua experiência acadêmica e profissional.
Esta entrada foi publicada em Artigos. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *