Arquitetura para Idosos

* Vania Burigo

O tempo passa e pessoas que antes eram ágeis, enxergavam bem e não tinham qualquer limitação, acabam vítimas de quedas e acidentes, a maioria destes, dentro do próprio lar.

A especialidade chamada Gerontoarquitetura tem conceitos definidos para uma arquitetura segura e adequada à terceira idade. De acordo com eles, a casa de antes precisa ser revisada. Nada de tropeções!

Como as quedas são os eventos mais frequentes, a primeira providência é adotar pisos antiderrapantes nas escadas e em áreas molhadas como banheiros, cozinhas e lavanderias. Nos dormitórios, salas e corredores devemos evitar tapetes, cortinas que cheguem até o chão ou colchas arrastando no piso.

As escadas devem ter corrimões firmes e os banheiros serem providos de barras de apoio no box e na parede lateral da bacia sanitária. Autonomia!

A visão está limitada, portanto, a iluminação dos espaços deve ser bem intensa e a instalação de luminárias de emergências para o caso de falta de energia é indispensável. Uma lâmpada de LED, de baixo consumo, pode ficar ligada a noite inteira no corredor, facilitando o trajeto do quarto até o banheiro ou cozinha.

Dentro dos armários da cozinha ou do roupeiro, um ponto de luz também ajuda muito. Conforto é fundamental! A cama deve ser mais alta para facilitar o movimento de levantar. Assim, a poltrona, o sofá e cadeira devem ter acentos mais altos e braços para apoio. Mesinhas no meio do caminho, cantos vivos e tampos de vidro são itens fora do contexto.

Maçanetas em forma de alça e torneiras com comandos de cruzeta ou alavanca facilitam a vida dos idosos. Aquecedores seguros como os radiadores à óleo ou os pisos aquecidos são bem-vindos.

Por fim, lembrar sempre que para os idosos a casa é praticamente seu universo e deve ser um ambiente seguro e amigável!

* Arquiteta
www.estudio.arq.br

Filipe Colombo

Sobre Filipe Colombo

Formado em Administração com ênfase em Marketing, É conselheiro profissional formado pelo IBGC e possui MBA em administração de empresas cursado nos EUA, China e nos Emirados Árabes. Acumula mais de 20 anos de experiência em gestão de empresas e é autor do best seller “Gestão Profissional na Prática”. Neste livro, são compartilhados ensinamentos, visões e conselhos que são frutos de sua experiência acadêmica e profissional.
Esta entrada foi publicada em Artigos. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

4 respostas para Arquitetura para Idosos

  1. Maria Jose disse:

    Achei lindo o espelho da cama, como faço pra adiquirir?

  2. TETO TINTAS disse:

    QUAL A COR USADA NESTE QUARTO ???

  3. Rogelio Antonio Alvares de Mattos disse:

    Um tema ótimo pois todos um dia vamos chegar a esta fase da vida. Tem algo para especiais, pois tenho uma filha de 19 anos que é cadeirante, algumas alterações básicas na casa foram feita, mas ainda tem muita barreiras e dificuldade. Pois creio ser igual aos diferentes tipos de portadores especias. Grato!
    Rogelio Antonio.

    • vania burigo disse:

      Oi Rogelio, cadeirantes precisam de mais espaço e apoio para transferência. Já projetei um aparthotel com estas condições, vou postar. Para circular, vestir, usar a mesa, o banheiro e até cozinhar é necessário usar medidas especiais. Obrigada pela sugestão e aguarde nos próximos posts.
      Vania

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *