“Abraçu”: dois corações no peito

* Por Mhanoel Mendes

Há tempo reflito sobre o uso da palavra abraço nas conversas pessoais ou ao telefone, na assinatura das mensagens, enfim, na relação verbal entre as pessoas. Fico pensando se as pessoas que escrevem em suas mensagens a palavra abraço, ao me encontrarem, vão dar aquele abraço gostoso de corpo inteiro. Ledo engano.

Essa prática, a de escrever abraço, virou como se fosse um cumprimento de: “Olá”, “bom dia”, e assim, muitos enviam abraços ou até mesmo beijos. O interessante é que ao se depararem com estas mesmas pessoas nas ruas, muitas vezes fingem que não as vêem ou quando as cumprimentam o fazem de modo formal e gélido.

Junho, mês das festas juninas e que marca a entrada do inverno. Compartilho, agora, a bonita mensagem justamente sobre o abraço, vinda diretamente de Patos de Minas (MG) de autoria de Luiz Madureira Campos. É o “Abraçu Ispricativo”. Sim, exatamente assim: “Abraçu Ispricativo”.

Diz a mensagem: “É… das invenção dos homi, a que mais tem sintido é  o abraço. O abraço num tem jeito di um só aproveitá! Tudo quanto é gente, no abraço, participa uma beradinha… Quandu ocê tá danado de sodade, o abraço de arguém ti alivia…

Quandu ocê tá cum muita reiva, vem um, te abraça e ocê fica até sem graça de continuá cum reiva… Si ocê tá feliz e abraça arguém, esse arguém pega um poquim da sua alegria… Si arguém tá duente, quandu ocê  abraça ele, ele começa a miorá, i ocê miora junto tamém…

Muita gente importante e letrado já tentô dá um jeito de sabê purquê qui é, qui o abraço tem tanta tequilonogia, mas ninguém inda discubriu… Mas, iêu sei! Foi um ispirto bão de Deus qui mi contô…. Iêu vô contá procêis u qui foi quel mi falô: O abraço é bão pur causa do Coração…

Quandu ocê abraça arguém, fais massarge no coração!… I o coração do ôtro é massargiado tamém! Mas num é só isso, não… Aqui tá a chave do maió segredo de tudo: É qui quandu nois abraça arguém, nóis fica cum dois coração no peito!…”

Precisa “ispricá”  mais alguma coisa?

* Escritor – www.oikos.org.br e www.obuscador.org

Filipe Colombo

Sobre Filipe Colombo

Formado em Administração com ênfase em Marketing, É conselheiro profissional formado pelo IBGC e possui MBA em administração de empresas cursado nos EUA, China e nos Emirados Árabes. Acumula mais de 20 anos de experiência em gestão de empresas e é autor do best seller “Gestão Profissional na Prática”. Neste livro, são compartilhados ensinamentos, visões e conselhos que são frutos de sua experiência acadêmica e profissional.
Esta entrada foi publicada em Artigos. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *