A Felicidade como Busca

* Beto Colombo

Aristóteles dizia que a meta de toda atividade humana deveria ser a felicidade. Sua Santidade, o Dalai Lamma, também diz algo assim, para ele, o que une as quase sete bilhões de pessoas que habitam o planeta é que “todos buscam a felicidade”. Lembrando que isso é assim para eles.

Existem verdades questionáveis sobre a felicidade. Por exemplo, a vinculação de que só seremos felizes se tivermos sucesso é a primeira grande armadilha, pois é só pensar que felicidade e sucesso não são sinônimos, basta observar o número de ricos e famosos infelizes. Algumas pessoas vinculam meta para se alcançar a felicidade, ou seja, só será feliz quando casar, outros quando receberem aquela promoção, outros quando se aposentarem e assim por diante.

Algumas pessoas são felizes com coisas simples, apenas dando um passeio com seus filhos, praticando um esporte, tomando um sorvete com a namorada, batendo papo com amigos regado a um bom vinho. Para outras, a felicidade está relacionada com grandes feitos, com coisas grandiosas. Outras não estão em busca de sua felicidade e sim da felicidade do outro. Para cada um é de um jeito.

Será que se identificarmos as épocas, os períodos que somos mais felizes e expandi-los ao máximo, e identificar também as épocas em que somos menos felizes e reduzi-las ao máximo possivelmente nossa vida seria ainda melhor? Talvez a melhor maneira de nos tornarmos mais felizes é deixar de ser infeliz. Que tal eliminar os “vales de infelicidade”, aquelas coisas que tendem a nos tornar ativamente infelizes?

Quem sabe chegará o tempo em que você terá momentos tristes, mas apenas momentos tristes em um ser feliz.

É assim como o mundo me parece hoje. E você, o que pensa sobre felicidade?

* Empresário, Especialista em Filosofia Clínica, Diretor Presidente da Anjo
www.betocolombo.com.br

Filipe Colombo

Sobre Filipe Colombo

Formado em Administração com ênfase em Marketing, É conselheiro profissional formado pelo IBGC e possui MBA em administração de empresas cursado nos EUA, China e nos Emirados Árabes. Acumula mais de 20 anos de experiência em gestão de empresas e é autor do best seller “Gestão Profissional na Prática”. Neste livro, são compartilhados ensinamentos, visões e conselhos que são frutos de sua experiência acadêmica e profissional.
Esta entrada foi publicada em Artigos. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas para A Felicidade como Busca

  1. Cleia Silles basso disse:

    Boa tarde a tinta emborrachada tira cheiro de mofo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *