Tinta para Telhado de Zinco: Tudo o que Você Precisa Saber!

tinta para telhado de zinco

A tinta para telhado de zinco é um tipo específico de tinta usada para proteger ou renovar telhados feitos desse material.

O zinco é um material muito escolhido para projetar telhados, já que se mostra muito resistente à corrosão e possui uma boa durabilidade. No entanto, com o passar do tempo, o telhado de zinco pode sofrer alguns desgastes e danos decorrentes da exposição intensa aos elementos climáticos.

Para resolver esses problemas e prolongar a vida útil do telhado, muitas pessoas optam pela aplicação da tinta para telhado de zinco. Essa solução é acessível e eficaz, proporcionando uma forma prática de manter o telhado em ótimas condições.

O que é e para o que serve a tinta de telhado de zinco?

A tinta para telhado de zinco foi desenvolvida para renovar ou proteger os telhados de zinco. O zinco é um material com boa durabilidade e resistente à corrosão, mas com o passar do tempo, ele pode sofrer alguns danos causados pelas ações do tempo. A tinta para telhado de zinco é uma ótima opção para proteger seu telhado e ainda super acessível. 

Além de proteger, a tinta ainda pode ajudar a melhorar a estética do telhado, aumentando assim a sua resistência ao enferrujamento e corrosão e ainda diminuindo o acúmulo de detritos e sujeira.

A tinta também contribui para manter o telhado mais fresco, sem a necessidade de ligar ventiladores ou ar-condicionado nos ambientes internos do imóvel, ajudando a economizar energia. 

Tipos de tinta para telhado de zinco

Atualmente é possível encontrar no mercado várias tintas para telhado de zinco. Porém, existem três tipos principais deste produto, que são:

Tinta à base de água

Essa é uma opção de tinta para telhado de zinco menos agressiva ao meio ambiente, pois em sua composição existem menos produtos químicos tóxicos.

O produto é de fácil aplicação, secagem rápida, boa durabilidade e resistente à corrosão. Por outro lado, por ser uma tinta à base de água, ela pode não ser tão resistente aos raios UV e condições climáticas.

Tinta à base de solvente

A tinta à base de solvente é uma alternativa com mais durabilidade e maior resistência à água. Possui uma vida útil mais longa e resistente à corrosão, porém, a tinta solvente é mais tóxica, além de emitir alguns vapores no processo de aplicação, por isso, é importante sempre utilizar equipamentos de proteção como a máscara.

Tinta epóxi

A tinta para telhado de zinco epóxi é uma opção altamente resistente aos raios UV e à corrosão. Essa tinta é uma das opções com maior durabilidade e mais resistente a várias condições climáticas.

O produto é de fácil aplicação e seca em pouco tempo, porém o preço é mais elevado que as outras opções e ainda pode não ter uma grande variedade de cores.

Fatores a serem considerados ao escolher a tinta para telhado de zinco

tinta para telhado de zinco

Escolher a tinta correta para o seu telhado de zinco pode ser uma tarefa um pouco complicada, por essa razão é preciso considerar alguns fatores na hora da escolha da tinta, tais como:

Condições climáticas

Na hora de escolher uma boa tinta para telhado de zinco é preciso analisar as condições climáticas da região. Se o telhado está localizado em uma região com muita umidade e chuvas constantes, é essencial escolher uma tinta que seja resistente à corrosão e à água. Já se o telhado estiver em uma região com alta incidência de raios UV, opte por tintas com resistência a desbotamento e desgaste ocasionado pelos raios solares.

Orçamento

É importante considerar o orçamento no momento de escolher a tinta. Tintas de maior durabilidade como a epóxi podem custar mais, por outro lado, as tintas à base de água têm um preço mais acessível.

Durabilidade e resistência

Possuir alta resistência e durabilidade são essenciais para proteger o telhado por mais tempo. As tintas epóxi e à base de solvente costumam ser mais resistentes e duradouras do que as tintas à base de água.

Estilo e estética

A estética do telhado também é muito importante e por isso, acertar na escolha da tinta pode ajudar a completar o estilo e a aparência do imóvel. Lembre-se de escolher uma tinta que seja, além de resistente à sujeira e descoloração, adaptável à estética geral do imóvel.

Como aplicar a tinta corretamente

Antes de começar a aplicação é importante que a superfície do telhado esteja completamente limpa e livre de qualquer resíduo que possa interferir no resultado.

Qualquer tipo de corrosão e ferrugem deve ser retirada com uma lixa ou escova de aço. Recomenda-se o uso de um desengordurante para limpar a superfície do telhado, garantindo assim a limpeza completa.

Aplicação da primeira camada de tinta

A primeira demão de tinta deve ser feita em movimentos largos e de maneira uniforme e seguir rigorosamente todas as orientações do fabricante. Evite deixar áreas descobertas e antes de aplicar a segunda camada, é essencial esperar a primeira secar completamente.

Tempo de secagem e aplicação da segunda camada

A secagem deve ser conforme as orientações do fabricante da tinta, sendo que o tempo pode variar conforme as condições climáticas e o tipo de tinta usado. Depois da primeira demão secar completamente, é hora de aplicar a segunda, seguindo as mesmas orientações da primeira camada.

Tinta para telhado de zinco: Cuidados e manutenção após a aplicação

Para prolongar o tempo de vida útil da tinta para telhado de zinco, é essencial realizar as manutenções corretamente. Deve-se limpar com frequência o telhado para retirar qualquer impureza e além disso, é necessário verificar o telhado para evitar possíveis danos na pintura.

Recomenda-se reaplicar a tinta a cada 5 ou 10 anos, dependendo do desgaste da tinta e das condições climáticas da região.

Tinta emborrachada para telhado da Anjo Tintas

Tintas emborrachadas são a escolha ideal para quem busca um acabamento fosco e uniforme, além de possuírem alta durabilidade e resistência a intempéries. Uma das melhores opções disponíveis no mercado é a tinta emborrachada da Anjo Tintas.

A Anjo tintas é a inventora desse produto inovador, que já está sendo copiado por outras empresas que a chamam de borracha líquida. Não é preciso dizer que quem criou o produto sempre estará na frente dos concorrentes. Esta tinta apresenta uma excelente adesão e proteção térmica, além de agir como um isolante acústico.

tinta para telhado de zinco

A tinta emborrachada para telhado de zinco da Anjo Tintas diminui a temperatura da superfície em até 3 graus, garantindo um ambiente menos quente e mais agradável. Além disso, ela garante a diminuição de ruídos em até 5 decibéis, sendo útil em tornar os ambientes internos mais silenciosos.

Além de tudo isso, a tinta emborrachada ainda consegue formar uma camada elástica, cobrindo fissuras e microfissuras. Se você deseja qualidade e eficiência, escolha os produtos da Anjo Tintas.

Tinta para telhado de zinco: Conclusão

Saber escolher a tinta para telhado de zinco adequada é essencial para garantir a durabilidade e proteção do telhado, assim como melhorar a sua estética. Na hora de escolher a tinta é importante considerar alguns fatores tais como:

  • Condições climáticas da região.
  • Estética e gosto pessoal.
  • Durabilidade e rendimento do produto.
  • Orçamento disponível.

Para garantir um bom resultado na aplicação da tinta para telhado de zinco, é importante seguir todas as instruções do fabricante.

Filipe Colombo

Sobre Filipe Colombo

Formado em Administração com ênfase em Marketing, É conselheiro profissional formado pelo IBGC e possui MBA em administração de empresas cursado nos EUA, China e nos Emirados Árabes. Acumula mais de 20 anos de experiência em gestão de empresas e é autor do best seller “Gestão Profissional na Prática”. Neste livro, são compartilhados ensinamentos, visões e conselhos que são frutos de sua experiência acadêmica e profissional.
Esta entrada foi publicada em Artigos, Dicas, Produtos e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *