Como Escolher e Aplicar Tinta para Muro Externo 

Sua casa é um lugar muito especial e por isso, é importante cuidar dela com muito carinho. Um item que pode fazer uma grande diferença é a escolha da tinta para muro externo.

Afinal, a pintura é uma excelente maneira de melhorar a aparência e garantir proteção e durabilidade. Mas é preciso escolher o produto correto para que o investimento não seja desperdiçado.

Neste guia completo, vamos falar sobre tudo o que você precisa saber antes de escolher a tinta para muro externo. Desde os tipos de tinta mais comuns e suas características até como aplicá-las corretamente, para que o resultado final seja o melhor possível.

Tipos de tinta para muro externo

Existem vários tipos de tinta para muro externo disponíveis no mercado. Cada um deles tem suas próprias características, suas vantagens e suas desvantagens:

Tinta látex acrílica

Essa tinta é compatível com superfícies de alvenaria e concreto e pode ser utilizada em qualquer ambiente externo. É uma tinta muito versátil, resistente à água e com secagem rápida. Além disso, pode ser encontrada em várias cores e opções de brilho, desde o fosco até o alto brilho. Ela é recomendada para quem deseja uma tinta com uma boa durabilidade.

Tinta texturizada

Ideal para quem deseja camuflar imperfeições e obter um efeito estético sem igual. Proporciona um aspecto de pedra ou cimento queimado, além de ter resistência e elasticidade. Geralmente é utilizada em muros com pequenas rachaduras ou desníveis. Na hora de aplicar, pode-se usar um rolo ou pincel para fixar melhor a tinta.

Tinta para muro externo: Tinta Emborrachada da Anjo Tintas

tinta para muro externo

A Anjo Tintas é a criadora da tinta emborrachada, que foi desenvolvida com a mais alta tecnologia para proteger superfícies contra a água e a umidade.

A tinta emborrachada da Anjo Tintas forma uma película elástica que vai acompanhando a contração e dilatação das superfícies e assim, é possível evitar a formação de trincas, fissuras e microfissuras.

Este produto é recomendado para pintura de paredes externas e internas, telhados e com aderência direta em fibrocimento, barro, concreto, zinco, alumínio e galvanizado.

Tinta para muro externo: Acrílica Premium Anjo Mais

tinta para muro externo

Uma alternativa de alta qualidade é a tinta Anjo Mais. Se você busca uma tinta que oferece um rendimento significativamente superior em comparação às tintas convencionais, esta é a sua escolha ideal. Além de ser a opção mais econômica em termos de custo-benefício, ela pode ser diluída em até 60%, o que permite cobrir áreas consideravelmente maiores.

A tinta Anjo Mais, da Anjo Tintas é recomendada para a proteção e decoração de superfícies tanto internas quanto externas, como reboco, concreto, gesso, massa acrílica, massa corrida, texturas e fibrocimento. Ela oferece uma cobertura excepcional, é fácil de aplicar, seca rapidamente e possui resistência comprovada contra as intempéries e o crescimento de fungos, como o mofo.

Quer qualidade e eficiência em sua pintura? Saiba onde encontrar os produtos da Anjo Tintas:

Tinta para muro externo: Fatores a considerar na escolha

A escolha ideal da tinta para muro externo para a sua casa deve levar em consideração alguns fatores importantes, que vão além da estética e da função de proteção. Conheça alguns deles:

Clima local

O clima da região onde a casa está localizada tem uma grande influência na durabilidade da tinta para muro externo. Em locais com muita chuva ou ventos fortes, é importante que a tinta escolhida seja mais resistente para que não haja risco de desgaste precoce.

Tipo de superfície

A escolha da tinta deve ser condizente com o tipo de superfície do muro. Superfícies com muita porosidade, por exemplo, exigem uma tinta mais densa, enquanto uma superfície lisa não precisa de nenhuma texturização.

Orçamento disponível

Existem opções de tintas para muro externo para todos os bolsos, desde as mais baratas até as mais específicas e sofisticadas. É importante considerar sempre a relação custo-benefício na hora da escolha.

Tinta para muro externo: Preparação adequada da superfície

A preparação da superfície do muro é um passo importante e que deve ser feito com atenção para que a tinta tenha uma boa adesão e uniformidade no acabamento.

Lavagem

A superfície do muro deve ser limpa com água e sabão neutro para remover sujeira acumulada ou mofo. Também é importante retirar quaisquer detritos que possam prejudicar a aderência da tinta.

Reparos 

Antes de aplicar a tinta, é importante preencher quaisquer fissuras ou rachaduras na superfície do muro com massa corrida.

tinta para muro externo

Lixamento

Em caso de superfícies muito irregulares ou com descamações, o lixamento pode ser necessário para deixar a superfície mais lisa.

Primer

O primer é uma camada aplicada antes da tinta, que ajuda na aderência e na uniformidade do acabamento final.

tinta para muro externo

Tinta para muro externo: Aplicação

Com a superfície do muro devidamente preparada, é hora de aplicar a tinta. Veja como seguir com cada etapa:

1 – Proteção e preparação

Antes de aplicar a tinta, é importante cobrir quaisquer áreas que não serão pintadas, como portas e janelas, e colocar lonas para proteger o chão.

2 – Primeira Camada

Aplique uma camada uniforme de tinta em todo o muro e espere secar completamente.

3 – Camadas subsequentes

Aplique duas ou três camadas adicionais, esperando que cada camada seque antes de passar para a próxima ou conforme a orientação do fabricante.

4 – Técnicas de Pintura

Existem diferentes técnicas de pintura, como o uso de pincel, rolo ou pistola de pintura. Escolha a que melhor se adapta às suas necessidades.

5 – Tempo de secagem

É recomendado aguardar pelo menos 24 horas antes de entrar em contato com o muro, após a aplicação da última camada de tinta. Mas, é importante seguir as recomendações do fabricante.

Tinta para muro externo: Conclusão

Ao escolher a tinta para muro externo, é importante considerar diversos fatores para obter um resultado satisfatório. É essencial também ter cuidado na preparação da superfície e seguir corretamente o passo a passo da aplicação. 

Com essas dicas, ficou mais fácil escolher e aplicar a tinta para muro externo ideal para sua obra. Lembre-se: uma boa pintura tem um grande impacto na estética e na proteção da sua casa.

Filipe Colombo

Sobre Filipe Colombo

Formado em Administração com ênfase em Marketing, É conselheiro profissional formado pelo IBGC e possui MBA em administração de empresas cursado nos EUA, China e nos Emirados Árabes. Acumula mais de 20 anos de experiência em gestão de empresas e é autor do best seller “Gestão Profissional na Prática”. Neste livro, são compartilhados ensinamentos, visões e conselhos que são frutos de sua experiência acadêmica e profissional.
Esta entrada foi publicada em Artigos, Dicas, Produtos e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *