A tinta para demarcação viária desempenha um papel muito importante para a organização e segurança do trânsito. Normalmente, esse tipo de tinta é feito com produtos termoplásticos ou com resinas acrílicas e é muito utilizada no trânsito para demarcar faixas, indicar regras de tráfego e limitar áreas.
Para ser considerada uma boa tinta, o produto deve possuir uma boa durabilidade, resistir às condições das estradas e ser bastante visível.
O uso de tinta de demarcação viária, além de ajudar nas regras de trânsito, contribui para diminuir os congestionamentos e acidentes, garantindo acessibilidade para pessoas com deficiência.
Podemos perceber o quanto a demarcação viária é importante para o nosso trânsito. Por isso é fundamental utilizar uma tinta de qualidade para atender todos os requisitos necessários.
Tipos de tinta para demarcação viária
Atualmente é possível encontrar diferentes tipos de tinta para demarcação viária, cada uma com suas características:
Tinta acrílica à base de água
A tinta acrílica à base de água, é geralmente usada em regiões urbanas, pois possui secagem rápida. Ela é menos agressiva ao meio ambiente e possui maior resistência ao desgaste.
Tinta acrílica solvente
Esta é uma tinta para demarcação viária à base de solvente, ou seja, utiliza solventes para a sua diluição. Ela se tornou muito popular devido a sua resistência à diversas condições climáticas possuindo uma boa durabilidade.
Tinta termoplástica
Esta tinta é feita com resinas termoplásticas, que são derretidas e aplicadas sobre a via. Quando a tinta esfria e solidifica, forma uma camada durável e resistente. Este produto é muito utilizado em estradas de alta velocidade e locais de tráfego intenso.
Tinta à base de resina epóxi
Sendo muito utilizadas em locais de tráfego pesado como estradas e vias de aeroportos, essa tinta é conhecida por suas resistência a produtos químicos de alta abrasão e possui uma boa qualidade.
Fatores a serem considerados na escolha da tinta para demarcação viária
Para escolher uma boa tinta de demarcação viária, são necessários considerar alguns fatores:
1 – Características do local da demarcação viária
Na hora da escolha da tinta para demarcação viária é interessante se atentar ao tipo de via onde a tinta será aplicada (estradas de alta velocidade, áreas urbanas, faixa para ciclistas, etc.). Cada tipo de via necessita de um tipo de demarcação diferente, tais como símbolos, setas e faixas.
2 – Intensidade do tráfego
A intensidade do tráfego também influencia bastante na escolha da tinta, pois regiões com tráfego intenso e veículos pesados necessitam de tintas com resistência à abrasão e ao desgaste. Para essas regiões recomenda-se usar as tintas epóxi ou termoplásticas, pois são muito resistentes e duráveis.
3 – Clima e condições ambientais
Fatores como exposição à chuva, neve, altas temperaturas e umidade podem interferir na durabilidade da tinta para demarcação viária. Por isso, é fundamental optar por um produto que seja resistente às condições climáticas do local.
4 – Durabilidade e manutenção
A durabilidade da tinta é outro ponto importante. Algumas tintas possuem maior durabilidade e resistência, não necessitando de manutenções frequentes. É preciso também considerar a facilidade de manutenção da demarcação, possibilitando a limpeza e retoques rápidos.
Aplicação da tinta para demarcação viária
A aplicação de tinta de demarcação viária necessita de alguns cuidados para garantir bons resultados, dentre os quais destacamos:
1 – Preparação do local
Antes da aplicação é necessário limpar o local adequadamente, remover toda a sujeira e os resquícios da tinta anterior, garantindo uma boa aderência. Para uma boa aplicação, verifique se a via está totalmente seca.
2 – Equipamentos necessários para aplicação
Os equipamentos utilizados podem variar muito de acordo com as preferências do aplicador e do tipo de tinta. Geralmente, os equipamentos usados são: pincéis, rolos de pintura, máquinas próprias para demarcação e pulverizadores.
3 – Técnicas de aplicação
O tipo de técnica vai depender da ferramenta escolhida para aplicação. Por exemplo, se os equipamentos forem rolos e pincéis, é necessário fazer movimentos uniformes e suaves, obtendo linhas nítidas e retas. Já os equipamentos como máquinas de demarcação viária ou pulverizadores, necessitam seguir as orientações do fabricante, garantindo assim uma aplicação correta.
4 – Cuidados a serem tomados
No processo de aplicação da tinta é necessário ter alguns cuidados, como utilização de equipamentos de proteção individual (máscara e luvas) e evitar o contato com a tinta diretamente. Além disso, é fundamental sinalizar as região em que está sendo feita a demarcação, garantindo a segurando dos motoristas e pedestres.
Lembre-se que a tinta deve ser aplicada segundo as regulamentações e normas de trânsito da região.
Tinta para demarcação viária e sinalização da Anjo Tintas
A tinta para demarcação viária da Anjo Tintas é recomendada para demarcação de asfalto e pisos de concreto, podendo ser utilizada em pátios de estacionamento, rodovias ou pisos industriais. Ela é recomendada para sinalização de tráfego de veículos ou pessoas. A tinta possui secagem rápida, boa aderência e resistência à abrasão, permitindo assim que a região pintada seja liberada em poucas horas. Além disso, a tinta possui excelente capacidade de cobertura e resistência aos raios UV.
Não se esqueça que a Anjo Tintas só produz tintas de altíssima qualidade e que não te deixam na mão.
Tinta para Demarcação Viária: Conclusão
Como podemos perceber a tinta para demarcação viária desempenha um papel muito importante na segurança e organização do trânsito. Porém, para garantir a qualidade da tinta é necessário considerar fatores como aderência, durabilidade, resistência a abrasão, volume do tráfego, veículos pesados, etc.
Verifique todos esses fatores e escolha a melhor tinta para cada região. É importante seguir todas as orientações sugeridas e aprender tudo sobre a tinta para demarcação viária adequada para cada área.
- Processo de Pintura Automotiva: Resultados Profissionais! - 12 de novembro de 2024
- Cores Externa para Casa de Praia: Dicas e Tendências! - 8 de novembro de 2024
- Tintas Ecológicas: Alternativa Sustentável para Pinturas - 7 de novembro de 2024