* Mhanoel Mendes
Existem ideias que realmente são indizíveis. Esta, do professor Gilberto de Nucci, é uma delas. É simples, objetiva, direta e tem um conteúdo impressionante.
Sua metáfora sobre o comportamento envolvendo qualidades e defeitos de todos nós numa excelente imagem que, no mínimo, merece uma boa reflexão. Segundo ele, nós os seres humanos caminhamos pela face da terra em fila indiana, dessas, um atrás do outro. Cada um carregando uma sacola na frente e outra atrás.
Na sacola da frente, a mais visível, nós colocamos as nossas qualidades. E, por isso, nos orgulhamos dela, nos apegamos a ela e achamos que somos só a sacola da frente. Na sacola de trás, guardamos todos os nossos defeitos. E sobre eles, nem falamos; às vezes até pensamos que nem temos, pois está atrás de nós, invisíveis aos nossos olhos.
Talvez seja por isso que durante a jornada pela vida, mantemos os nossos olhos fixos nas virtudes que possuímos, presas em nosso peito. Ao mesmo tempo, reparamos, impiedosamente, nas costas do companheiro que está adiante, todos os defeitos que ele possui.
Bárbaro!
Por só ver a nossa sacola da frente cheia de virtudes e observar a sacola dos defeitos do colega da frente, nos julgamos melhores que ele.
Contudo, nesta mesma jornada pela face da terra, não percebemos que a pessoa que está andando atrás de nós está pensando a mesma coisa a nosso respeito.
* Jardineiro, jornalista, psicólogo, agricultor, escritor e peregrino. – www.oikos.org.br
- Quantos Litros de Tinta para Pintar um Carro? Como Calcular? - 24 de março de 2025
- Como Saber Quanto de Tinta Comprar para Pintar uma Parede? - 17 de março de 2025
- São Precisas Quantas Latas de Tinta para Pintar 3 Cômodos? - 10 de março de 2025