* Beto Colombo
Querido leitor, que você esteja bem! Vamos refletir em nosso artigo de hoje sobre posicionar-se, ou seja, saber e querer dizer “não”.
Para se dizer um não, é necessário, antes de tudo e de mais nada, razão equilibrada, ou seja, não ser dominado só pela emoção. Ela, a emoção, é importante, mas é necessário um equilíbrio com a razão, sob pena de você ver seu filho menor atravessar a rua, brincar com uma faca afiada ou até mesmo colocar o dedo na tomada e não dizer nada.
“Não” é posicionamento, autoestima, amor próprio. Como vendedor que sou, vou visitar os clientes tendo claro que já tenho um “não”, mas que a excitação aumenta no jogo da busca do “sim”. É o “sim” que me move, mas para isso, o “não” não pode me paralisar.
Há tempo reflito sobre o “não”, mas nessas férias me lembrei de mais uma possibilidade, que é de aprender. Uma pessoa que sempre diz sim, mesmo que tenha clareza que “não” sabe, com medo de parecer ridícula, não vai aprender, crescer, ser melhor. Quando eu digo “não sei”, já estou abrindo a possibilidade de algo novo entrar em minha vida. Portanto, “não” é um aprendizado.
Por isso, que o teu “sim” seja um sim quando sabes, conheces, desejas, enfim; e que o teu “não” seja um “não”, quando não sabes, não conheces, não desejas. E de “nãos” e “sins” vamos construindo nossas existências a cada dia, a cada momento, a cada instante… A cada “não” e a cada “sim”.
Isso é assim para mim hoje. E como é para você?
* Empresário, Especialista em Filosofia Clínica, Diretor Presidente da Anjo
www.betocolombo.com.br
- 5 Passos de Como Preparar Tinta Automotiva: Guia Completo! - 14 de outubro de 2024
- Cores para Escritório: Tons que Influenciam a Produtividade! - 11 de outubro de 2024
- Tipos de Pintura de Parede Externa: Guia Completo! - 10 de outubro de 2024