Pintura cimento queimado: uma opção moderna e versátil para sua decoração

A pintura cimento queimado, nada mais é que uma técnica que imita visual do cimento queimado realmente, porém é feita com a aplicação de camadas de tinta sobre a superfície desejada. Essa técnica vem ganhando popularidade nos últimos anos, principalmente em projetos de interiores e exteriores.

O aspecto rústico e, ao mesmo tempo, moderno do cimento queimado é muito valorizado em espaços minimalistas e contemporâneos. Além disso, a técnica oferece uma cobertura muito mais acessível e prática, em relação ao convencional cimento queimado.

Se você se interessou pelo assunto e deseja saber mais sobre esse efeito cimento queimado, fique até o final da leitura e descubra tudo sobre a técnica. 

Pintura cimento queimado

Vantagens da pintura cimento queimado

A técnica de pintura cimento queimado pode trazer diversas vantagens, quando comparada ao cimento queimado tradicional. Veja algumas delas!

  • Contenção de custos;
  • Fácil aplicação;
  • Diversidade de cores;
  • Boa durabilidade.

Situações em que a pintura é mais adequada que o cimento queimado natural

Em determinados projetos com restrições de orçamento ou prazo para conclusão da obra, optar pela pintura de cimento queimado pode ser mais adequado do que utilizar o cimento queimado natural.

Além disso, a pintura de cimento queimado pode ser uma boa opção para superfícies com trincas ou superfícies com desnível, já que a tinta pode corrigir algumas imperfeições, garantindo um acabamento uniforme. 

A pintura de cimento queimado também é recomendada para locais úmidos, pois evita a absorção de água, o que pode se tornar um problema no caso do cimento queimado natural.

Preparação da superfície

Realizar a preparação adequada da superfície ao aplicar a pintura de cimento queimado é fundamental, pois garantirá um resultado satisfatório. Se a superfície não receber uma preparação adequada, isso pode afetar a aderência da tinta, resultando em uma aparência irregular e diminuindo a vida útil da pintura.

Importância de preparar a superfície antes de aplicar a pintura

É fundamental fazer a limpeza da superfície antes de aplicar a tinta, pois ela vai ajudar a remover a poeira, gordura, sujeira ou qualquer outro tipo de impureza presente na superfície.

Depois da limpeza é essencial fazer o nivelamento, garantindo uma boa aderência da tinta, aplicação uniforme e evitar a formação de bolhas ou que a tinta escorra. 

Dicas de como limpar e nivelar a superfície para um melhor resultado

Para preparar a superfície para receber a pintura cimento queimado é preciso seguir algumas etapas. Acompanhe!

  • Limpeza da superfície;
  • Nivelar;
  • Selar;
  • Proteção.

Seguindo todas essas etapas você vai garantir uma superfície limpa, nivelada e pronta para receber a tinta, resultando em uma boa durabilidade e acabamento da pintura. 

Aplicação da pintura

Ao realizar a aplicação da pintura de cimento queimado, é fundamental seguir uma sequência de etapas para obter o resultado desejado com qualidade. Com o objetivo de auxiliá-lo nessa tarefa, apresentamos a seguir um guia passo a passo sobre como aplicar a tinta de cimento queimado.

Passo a passo para aplicação da pintura cimento queimado

Neste momento do artigo vamos aprender como aplicar corretamente a pintura cimento queimado.

  • Primeira camada

Para aplicar a primeira demão de tinta, você pode optar pelo uso de um pincel ou rolo de pintura, garantindo a uniformidade da camada. Depois da aplicação, é aconselhável aguardar a secagem por aproximadamente 4 horas.

  • Segunda camada

Na aplicação da segunda camada de tinta, você pode optar pelo uso de uma desempenadeira de aço ou um rolo texturizado. É importante aplicar a tinta em pequenas áreas da superfície, realizando movimentos uniformes e alternando a direção da ferramenta selecionada.

Essa etapa auxiliará na criação da textura semelhante à do cimento queimado. Em seguida, é recomendado aguardar a secagem da pintura por mais 4 horas.

  • Lixamento

Quando a segunda camada secar por completo, é hora de lixar a superfície a fim de remover qualquer irregularidade e aspereza que possa ter ficado. Em seguida, limpe tudo com pano úmido e deixe secar novamente.

  • Terceira camada

Faça a aplicação da terceira camada, seguindo as mesmas instruções da segunda. Deixe secar por 4 horas. 

  • Finalização

Para finalizar, passe uma camada de selador garantindo a durabilidade e proteção da superfície. 

Dicas de como conseguir uma textura mais próxima do cimento queimado natural

Fazer com que a pintura de cimento queimado fique mais parecida possível com o cimento queimado natural pode ser um pouco complicado. Mas, se seguir todos os passos mencionados anteriormente com a desempenadeira de aço, com certeza vai chegar o mais perto possível da aparência natural do cimento queimado. 

Possíveis erros a serem evitados na hora da aplicação

Ao aplicar a tinta para pintura de cimento queimado, é importante que você tome certos cuidados a fim de evitar resultados indesejáveis. A seguir, apresentamos alguns possíveis erros que podem comprometer o sucesso da sua pintura.

  • Aplicar camadas muito grossas;
  • Não seguir as recomendações do fabricante;
  • Não limpar a superfície adequadamente antes de aplicar a tinta.

Evitando esses erros mencionados acima, é possível garantir um resultado de qualidade.

Manutenção da pintura

Para manter a estética e durabilidade da pintura cimento queimado, é fundamental fazer uma boa manutenção. A seguir veja algumas dicas para manutenção.

  • Realizar limpeza frequentemente;
  • Evitar produto abrasivos;
  • Proteja a superfície;
  • Realize reparos caso ocorra algum dano;
  • Reaplique o selador;
  • Inspecione a superfície regularmente.

Maneiras de limpar e manter a pintura cimento queimado para mantê-la sempre bonita

Para manter e limpar a pintura de cimento queimado, você pode adotar algumas práticas, como:

  • Limpar com pano úmido ou varrer com vassoura de cerdas macias;
  • Use produtos de limpeza não abrasivos;
  • Não utilize produtos de limpeza ácidos;
  • Faça a proteção da superfície com tapetes e evite objetos pontiagudos, como sapatos de salto alto;
  • Faça a reparação dos danos quanto antes;
  • Para manter a proteção do chão, reaplique o selador periodicamente.

Seguindo todas essas dicas sua pintura de cimento queimado vai durar por muito mais tempo e manter a aparência bonita. 

Pintura cimento queimado

Tinta cimento queimado Anjo Tintas

A tinta cimento queimado da Anjo Tintas oferece a possibilidade de obter o efeito desejado do cimento queimado natural. Na Anjo Tintas, você pode encontrar a tinta de cimento queimado, que auxilia na criação do aspecto desejado.

As tintas da Anjo, contam com a mais alta tecnologia de desenvolvimento, feita com ingredientes de qualidade, garantindo maior durabilidade e depois de seca a tinta proporciona uma ótima aderência na superfície aplicada. 

Conclusão

Podemos concluir que a pintura de cimento queimado é uma escolha altamente acessível e está se tornando cada vez mais popular na decoração de interiores com estilos modernos e industriais. Além disso, essa opção pode ser aplicada tanto em espaços comerciais quanto em residências.

Como podemos perceber a pintura de cimento queimado oferece muitas vantagens em relação ao cimento queimado transacional, já que o seu custo é muito menor, além de ter maior facilidade na manutenção. 

Porém, lembre-se que para obter um bom resultado é preciso preparar muito bem a superfície e aplicar a técnica corretamente. Mantendo a manutenção e realizando a limpeza adequadamente a pintura cimento queimado terá muito mais tempo de vida útil.

Filipe Colombo

Sobre Filipe Colombo

Formado em Administração com ênfase em Marketing, É conselheiro profissional formado pelo IBGC e possui MBA em administração de empresas cursado nos EUA, China e nos Emirados Árabes. Acumula mais de 20 anos de experiência em gestão de empresas e é autor do best seller “Gestão Profissional na Prática”. Neste livro, são compartilhados ensinamentos, visões e conselhos que são frutos de sua experiência acadêmica e profissional.
Esta entrada foi publicada em Artigos e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *