O que é tinta emborrachada? Conheça e saiba como usá-la

o que é tinta emborrachada

Você já ouviu falar sobre o que é tinta emborrachada? Esse produto consiste essencialmente em uma borracha líquida que, ao ser aplicada, forma uma camada protetora sobre a superfície. Sua versatilidade permite o uso em diversas aplicações, e os benefícios são notáveis.

Se você está curioso e deseja obter mais informações sobre essa tinta e quais são os benefícios para sua construção, te convido a ler até o final deste artigo e esclarecer suas dúvidas sobre o assunto.

Para o que é tinta emborrachada

Como já adiantamos, a tinta com característica emborrachada cria uma camada elástica, durável e resistente em qualquer superfície em que for aplicada, fazendo com que a região fique com aspecto emborrachado. 

Esse tipo de tinta é composta por resinas e borracha sintética, lhe dando a característica de elasticidade e resistência, fazendo com que possa ser usada em projetos de decoração, proteção contra desgaste, corrosão, impermeabilização e muito mais. 

Como a tinta emborrachada se diferencia de outras tintas

O produto consegue se diferenciar das demais tintas comuns, por sua resistência a variações climáticas, impermeabilidade, umidade, mofo, bolor e vários outros danos externos.

Dessa forma, a tinta se torna perfeita para aplicações em que a superfície necessita ser protegida de desgaste, impactos e corrosão. Comparando-a com as tintas comuns, a emborrachada possui mais elasticidade e consegue acompanhar os movimentos da superfície em que foi aplicada. 

Benefícios da tinta emborrachada

o que é tinta emborrachada

Agora que já sabemos o que é tinta com consistência emborrachada, vamos ver a seguir alguns benefícios que este produto pode apresentar. Acompanhe!

1 – Flexibilidade

Por sua consistência elástica, a tinta emborrachada consegue se adaptar aos movimentos da superfície em que foi aplicada. Em alguns casos, ela consegue cobrir microfissuras e fissuras devido a essa tecnologia, e pode fazer isso sem rachar ou descascar.

2 – Durabilidade

Por apresentar maior resistência, a tinta emborrachada consegue resistir à corrosão, umidade, calor, entre outros danos, isso faz com que o produto seja altamente durável, podendo proteger as superfícies por um longo tempo. 

3 – Resistência à umidade e corrosão

A tinta emborrachada é totalmente resistente à corrosão e a umidade, se tornando ideal para aplicações em regiões com alta exposição desses fatores. Como, por exemplo, áreas de piscina ou externas.

4 – Proteção contra raios UV

Em algumas tintas deste tipo é possível encontrar em sua composição aditivos que podem proteger a superfície aplicada dos danos causados pelos raios UV, prolongando o tempo de vida útil da pintura e evitando o desbotamento. 

Usos da tinta emborrachada

Entendemos que a tinta emborrachada possui uma ampla gama de usos, e agora exploraremos as diferentes aplicações em que esse produto pode ser vantajoso. Veja a seguir.

Proteção de superfícies externas

Este tipo de produto é uma boa opção para a proteção de áreas externas, como lajes, telhados, fachadas, paredes, entre muitas outras superfícies. Ela pode proteger a edificação contra a ação dos raios UV, corrosão e também desgaste devido às variações climáticas.

Pintura de objetos de borracha e plástico

A tinta emborrachada também pode ser útil em aplicações em objetos de plástico e borracha, isso mesmo, o produto adere super bem em superfícies como pneus, mangueiras e equipamentos de jardinagem. 

Aplicações na indústria automotiva

Para quem ainda tem dúvidas sobre a tinta emborrachada, podemos afirmar que ela também pode ser bastante usada para personalizar veículos. Isso, porque o produto oferece uma resistência maior contra desgastes, impactos, ações do tempo e etc. 

Aplicações na construção civil

A tinta emborrachada tem diversas aplicações em construções civis, sendo usada em projetos variados, tais como pisos de garagens, revestimento de teto e paredes, impermeabilização de telhados e lajes, além de proteger estruturas metálicas, entre outras possibilidades.

Como aplicar tinta emborrachada

Agora que compreendemos o que é a tinta emborrachada e suas diversas aplicações, vamos descobrir como realizar a aplicação desse produto de forma adequada.

1 – Preparação da superfície

Antes que a superfície receba a aplicação da tinta, é necessário sua preparação. Você deve garantir que o local esteja totalmente limpo, sem qualquer tipo de sujeira, poeira, mofo, etc.  Além disso, a superfície deve estar completamente seca.

2 – Escolha dos equipamentos adequados

Para ter um bom resultado na aplicação, é interessante usar equipamentos adequados, como rolos, pincel ou pistolas para pintura, lembrando que o equipamento deve estar em bom estado para garantir o resultado esperado.

3 – Métodos de aplicação

A escolha do método de aplicação vai depender somente do tipo de superfície a receber a camada de tinta emborrachada e também da quantidade de produto. Existem vários métodos, como pincel, rolo ou pistola de pulverização. 

Para obter um bom resultado aplique camadas finas de produto e espere secar entre uma demão e outra. Seguindo o tempo de secagem orientado pela fabricante da tinta.

Cuidados ao utilizar tinta emborrachada

Para utilizar a tinta emborrachada é interessante tomar alguns cuidados com o produto, dessa forma, você estará garantindo a sua própria proteção e a eficácia da tinta.

1 – Uso de equipamentos de proteção individual (EPIs)

Durante o processo de aplicação da tinta emborrachada é essencial usar o equipamento de proteção individual (EPIs), como máscara, luvas e também óculos. Dessa forma você vai evitar contato direto com o produto e inalar vapores tóxicos. 

2 – Armazenamento adequado da tinta

Depois do uso da tinta, ela deve ser armazenada em local seco e longe do calor e luz solar. Lembre-se de manter a tinta fora do alcance de animais de estimação e crianças. 

3 – Necessidade de ventilação durante a aplicação

Antes de começar o processo de aplicação da tinta, é importante que verifique se o local tem boa ventilação, para evitar a inalação de produtos tóxicos. Se achar necessário use ventiladores ou abra portas e janelas. 

A tinta emborrachada da Anjo Tintas

o que é tinta emborrachada

A Anjo Tintas é uma das melhores empresas no mercado de tintas e oferece uma linha completa de tintas emborrachadas. Esse produto possui isolamento acústico e térmico, adaptando-se perfeitamente à superfície aplicada. Com essa tecnologia, a tinta emborrachada da Anjo Tintas é capaz de cobrir fissuras (0,5 mm) e microfissuras (0,05 mm). Mesmo diante de variações de temperatura, a tinta se ajusta às diferentes situações, possibilitando dilatação e retração conforme necessário.

Conclusão

Ao final deste artigo, temos uma compreensão clara sobre a tinta emborrachada e seus inúmeros benefícios. Desde pequenos reparos no dia a dia até grandes construções, ela mostra-se versátil e útil. Além disso, essa tinta apresenta um excelente custo-benefício.

Filipe Colombo

Sobre Filipe Colombo

Formado em Administração com ênfase em Marketing, É conselheiro profissional formado pelo IBGC e possui MBA em administração de empresas cursado nos EUA, China e nos Emirados Árabes. Acumula mais de 20 anos de experiência em gestão de empresas e é autor do best seller “Gestão Profissional na Prática”. Neste livro, são compartilhados ensinamentos, visões e conselhos que são frutos de sua experiência acadêmica e profissional.
Esta entrada foi publicada em Artigos, Dicas, Produtos e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *