Escolhendo as cores para a cozinha

Estava dias refletindo sobre qual cor pintar a cozinha… Até que numa manhã, lendo os classificados de um site de anúncios, procurando um bom pintor, me pergunto, por que não entender primeiro a teoria básica das cores?

x1Então vamos lá:  Existem três cores que nós chamamos de cores primárias, a partir delas se formam todas as demais cores restantes, que são: vermelho, amarelo e azul.

Depois temos as cores secundárias que são aquelas obtidas a partir das três cores primárias, ou seja, misturando vermelho com amarelo forma-se o laranja, o amarelo com o azul formamos o verde, e misturando o verde com o vermelho temos o roxo.

A partir da mistura dessas 6 cores, formamos as demais cores que constituem o círculo cromático. Mas o que nos falta? As cores complementares, que são as cores que estão em posição extremas opostas no ciclo, ou seja, o vermelho com o verde ou o azul com o laranja, são cores totalmente opostas e destacam-se muito.

E finalmente devemos saber distinguir entre as cores quentes e as cores frias. As cores quentes como o vermelho, o laranja, o amarelo faz-nos lembrar do sol, do fogo; as cores frias como o azul e o verde lembram o mar e as árvores.

Agora que já sabemos tudo isso como podemos aplicar esse conhecimento na escolha de tintas para a nossa cozinha?

x2A pintura das paredes da cozinha deve passar a idéia de higiene, mas não precisa ser sem graça. As cores quentes como vimos anteriormente, como o vermelho, laranja e amarelo tem um efeito bastante estimulante, porque elas aguçam a fome. A cozinha ganha vida e fica ainda mais iluminada. Então se a sua é uma cozinha escura, apagada… opte por cores alegres como a cor amarela que é considerada tão auspiciosa como o vermelho, representa os raios de sol, o calor e a amizade. Além de iluminar muito bem o ambiente!

x3* Texto de Paula Brandão da Silva

Fotos:
1) White black kitchen
2) Open Kitchen
3) Classic White-Kitchen Remodel

Filipe Colombo

Sobre Filipe Colombo

Formado em Administração com ênfase em Marketing, É conselheiro profissional formado pelo IBGC e possui MBA em administração de empresas cursado nos EUA, China e nos Emirados Árabes. Acumula mais de 20 anos de experiência em gestão de empresas e é autor do best seller “Gestão Profissional na Prática”. Neste livro, são compartilhados ensinamentos, visões e conselhos que são frutos de sua experiência acadêmica e profissional.
Esta entrada foi publicada em Ambientes e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *