Há um bom tempo venho percebendo que a frase “conhecimento é tudo” tem sido usada em diversos setores da nossa sociedade. Obviamente, quem mais usa é o mundo acadêmico, que sobrevive deste paradigma cartesiano/Newtoniano do conhecer.
Mas, agora, também as empresas, organizações de todos os tipos usam esta frase que há muito me incomoda. Não porque ela é incorreta, mas sim por ser um sofisma. Falta algo.
A frase em questão voltou à cena este mês quando me deparei com propagandas de duas universidades da região, que divulgavam seus respectivos vestibulares. “Conhecimento é tudo”, defendia uma. “Grandes nomes tem um ponto em comum: a busca incansável pelo conhecimento”.
Eu me pergunto e transfiro a pergunta a vocês: conhecimento é tudo mesmo? E será que só a busca incansável pelo conhecimento é a marca dos grandes nomes da história da humanidade?
Se não vejamos. Quem não conhece que não fazer exercício não faz bem ao corpo? Que comer carne vermelha e gorda faz mal a saúde? Que postura incorreta traz problemas à coluna cervical? Quem não sabe que ao fumar cigarro está ingerindo quase 5 mil substâncias tóxicas?
As perguntas poderiam se seguir, mas vou parar por aqui. Aliás, o conhecimento é tanto que ao comprar um maço de cigarro e ler que “Fumar causa impotência sexual” o consumidor fala ironicamente ao vendedor: “Troca por um câncer no pulmão”.
Falando sério: estas pessoas não têm informação? Não conhecem tudo isso? Então por que agem contra a vida indo de encontro a si próprio? Talvez, além da informação, da inteligência, o que falta mesmo é a vontade. E nós somos fracos em vontade.
Talvez, a força volitiva da vontade tenha gênese na sabedoria que, ao contrário do que muitos pensam, não vem do verbo saber, mas sa-bo-re-ar. Sim, saborear um encontro, uma viagem, um livro. Saborear um show, uma aula, uma conversa.
Conhecimento sem prática, é só conhecimento e nós estamos cada vez mais experts nisso. É como o professor de educação física que sabe tudo sobre natação. O jovem praticante pede ao seu “mestre” para cair na piscina e mostrar na prática como deve nadar e o professor responde: Eu sei ensinar, não sei nadar”.
Sabedoria é o conhecimento em movimento, vivenciado. Dessa forma, mais vale um grama de sabedoria que uma tonelada de conhecimento. Porque, pra mim, por ora, sabedoria sim é tudo.
* Agricultor, jornalista, jardineiro, psicólogo, escritor e peregrino – www.oikos.org.br
- Cores para Corredor Interno Pequeno: Ampliando e Valorizando - 16 de dezembro de 2024
- Tempo entre Demãos de Tinta Acrílica: Guia para Aplicação - 13 de dezembro de 2024
- Como Conservar a Tinta Depois de Aberta: 5 Dicas Eficazes! - 10 de dezembro de 2024
Concordo
Maneca
penso que sabedoria é uma coisa mais inata do ser humano e conhecimento é adquirido ao saborear uma aula, uma viagem, um livro… Quem tem esta sabedoria deverá entender e usar o conhecimento que adquiriu. Então conhecimento sem esta sabedoria é pouco, tens razão.
abraço