Como Impermeabilizar Paredes e Evitar Infiltrações?

como impermeabilizar paredes

Fazer a impermeabilização das paredes é fundamental para manter a estrutura da construção livre de danos como umidade, vazamentos e infiltrações. Entretanto, é extremamente importante saber como impermeabilizar paredes.

Além de problemas na estrutura, a falta de impermeabilização pode causar danos à estética da parede, além de corroer a estrutura metálica e criar fungos e mofos que comprometem a qualidade do ar.

Como impermeabilizar paredes: Tipos de paredes

Atualmente podemos encontrar vários tipos de paredes em construções tais como as de alvenaria, gesso ou concreto, além de serem internas ou externas. Cada um desses tipos de paredes possuem características diferentes que devem ser consideradas na hora de fazer a  impermeabilização.

Paredes internas e externas

Paredes internas

Por mais que elas não estejam expostas diretamente às intempéries, elas também podem sofrer danos resultante de problemas internos, como condensação e vazamentos de canos, sendo necessária a impermeabilização dessas paredes.

Paredes externas

Ao contrário das internas, as paredes externas estão sempre expostas às várias condições climáticas tais como, a luz solar direta, o vento e a chuva, aumentando a necessidade de uma impermeabilização.

Paredes de alvenaria, concreto e gesso

Paredes de alvenaria

As paredes de alvenaria são feitas de blocos cerâmicos, tijolos ou concreto e possuem juntas que facilitam a entrada de água. Sendo assim, é necessário saber como impermeabilizar paredes para criar uma proteção da superfície e evitar a entrada de umidade na construção.

Paredes de concreto

O concreto por si só já possui uma resistência maior contra a umidade e pode ser encontrado em estruturas tanto internas como externas. Recomenda-se a impermeabilização deste tipo de parede para evitar danos.

Parede de gesso

Esse tipo de parede é geralmente encontrado internamente e não são muito resistentes a umidade. Portanto, é essencial criar uma proteção para a parede e fazer uma impermeabilização completa

Além disso, é necessário utilizar produtos específicos para gesso, principalmente nos locais mais propensos à umidade, tais como cozinhas e banheiros.

Diferenças na impermeabilização de cada tipo de parede

A maior diferença em como impermeabilizar paredes consiste nos produtos e técnicas utilizadas. A escolha do tipo de impermeabilização vai depender somente das condições ambientais, do tipo de superfície e das potenciais fontes de umidade.

É fundamental procurar um especialista, pois ele vai determinar qual será o melhor tipo de abordagem e quais os produtos corretos para cada caso.

Como impermeabilizar paredes: Preparação

como impermeabilizar paredes

Antes de decidir como impermeabilizar paredes, é importante fazer uma preparação correta da superfície, garantindo a durabilidade e eficiência da aplicação. Dentre os principais cuidados, destacamos:

Limpeza da superfície

Remova qualquer resíduo como sujeira, poeira, gordura e outros resquício que possam atrapalhar a aderência do produto. Utilize uma vassoura, escova ou lavadora de pressão, dependendo do grau de sujeira da superfície.

Conserto de falhas e fissuras

Certifique-se de consertar qualquer falha, fissuras ou rachaduras que possam permitir a penetração de umidade. Use argamassa ou massa corrida para eliminar essas imperfeições, deixando a superfície nivelada e lisa. 

Como impermeabilizar paredes: Tipos de impermeabilizantes

Atualmente, podemos encontrar diferentes tipos de impermeabilizantes no mercado e cada um deles é indicado para situações e características diferentes.

Tintas impermeabilizantes

As tintas impermeabilizantes são compostas de elastômeros ou resinas acrílicas, que ajudam a formar uma película impermeabilizante sobre a superfície.

Este produto pode ser aplicado em diferentes materiais como madeiras, concreto, alvenaria e metais. A tinta impermeabilizante é mais utilizada em superfícies expostas diretamente às intempéries, como lajes, telhados e paredes externas.

Mantas asfálticas

Mantas asfálticas são rolos de material formados por uma camada de asfalto modificado e revestido com alumínio ou filme de polietileno.

Elas são indicadas para locais de exposição constante à umidade como banheiros, terraços e áreas molhadas. A manta asfáltica é aplicada por meio de aquecimento para promover a aderência, formando uma barreira impermeável.

Argamassas impermeabilizantes

Este produto é uma mistura de concreto, aditivos e agregados que formam uma película impermeável quando aplicada na superfície. As argamassas podem ser aplicadas em áreas internas e externas, como em poços de elevador, piscinas, subsolos e reservatórios.

Elas podem ser utilizadas como revestimento de regularização, antes da aplicação de outro sistema impermeabilizante ou como revestimento de impermeabilização definitivo.

Impermeabilizantes emborrachados da Anjo Tintas

Tinta emborrachada Anjo Tintas

como impermeabilizar paredes

A tinta emborrachada da Anjo Tintas  foi produzida com borracha elastomérica, tornando-a altamente resistente a trincas e fissuras, além de ser flexível. Ela forma uma película elástica que vai acompanhando a contração e dilatação das superfícies e assim, é possível evitar a formação de trincas, fissuras e microfissuras, além de evitar a penetração da água da chuva em superfícies verticais, garantindo a proteção e dificultando  o aparecimento de fungos e mofos.

A Anjo Tintas é a criadora da tinta emborrachada, que foi desenvolvida com a mais alta tecnologia para proteger superfícies contra a água e a umidade.

Impermeabilizante Emborrachado Anjo Tintas

como impermeabilizar paredes

Outro produto da Anjo Tintas que pode te surpreender é o Impermeabilizante Emborrachado. Ele é um revestimento impermeabilizante emborrachado que, quando curado, forma uma película elástica e impermeável que impede a infiltração da água provocada pela chuva em superfícies verticais, evitando o aparecimento de manchas, mofos e fungos.

Quer qualidade e eficiência em sua pintura? Saiba onde encontrar os produtos da Anjo Tintas:

Como impermeabilizar paredes?

O método de aplicação vai depender da superfície a ser tratada e também do tipo de produto escolhido. Vejamos alguns dos métodos mais comuns em como impermeabilizar paredes.

Métodos de aplicação

São vários os métodos de aplicação, sendo que os mais comuns são:

  • Rolo de pintura.
  • Pincel.
  • Trincha.

Lembrando que a escolha do método vai depender das características da superfície e do produto a ser aplicado.

Cuidados na aplicação

Independentemente do método de como impermeabilizar paredes você utilizar, é necessário tomar alguns cuidados na hora da aplicação do produto, dentre os quais destacamos:

  • Seguir atentamente as orientações do fabricante.
  • Verificar se a superfície está completamente limpa.
  • Use equipamentos de segurança pessoal.
  • Optar por fazer a aplicação do impermeabilizante em condições climáticas favoráveis. 

Seguindo esses passos de como impermeabilizar paredes, você estará garantindo a eficácia e durabilidade do produto aplicado, além de diminuir a necessidade de fazer manutenções com frequência.  

Como impermeabilizar paredes: Conclusão

A impermeabilização de parede é fundamental para a proteção da estrutura da construção, contra danos causados pela umidade. Para garantir a durabilidade e eficácia da aplicação é necessário escolher o impermeabilizante correto e a técnica de aplicação adequada.

Além disso, a preparação da superfície antes da aplicação contribui para a melhor aderência do produto. Sabendo como impermeabilizar paredes da maneira correta, podemos garantir a proteção da estrutura da construção, evitando vazamentos, umidade e a proliferação de mofos e fungos.

Filipe Colombo

Sobre Filipe Colombo

Formado em Administração com ênfase em Marketing, É conselheiro profissional formado pelo IBGC e possui MBA em administração de empresas cursado nos EUA, China e nos Emirados Árabes. Acumula mais de 20 anos de experiência em gestão de empresas e é autor do best seller “Gestão Profissional na Prática”. Neste livro, são compartilhados ensinamentos, visões e conselhos que são frutos de sua experiência acadêmica e profissional.
Esta entrada foi publicada em Artigos, Dicas, Produtos e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *