Não colocar proteção quando veículo estiver quente e escolher material a base de polietileno são algumas das precauções que devem ser tomadas para evitar danos na pintura
Todo motorista cuidadoso sabe que o ideal é sempre deixar o carro guardado em uma vaga de estacionamento coberta, mas nem sempre isso é possível. Por falta de opção, algumas pessoas estacionam o automóvel sem nenhuma proteção, deixando a pintura vulnerável a alguns inimigos bem conhecidos, como o sol forte, chuva ácida, sereno, dejetos de pássaros, seivas vegetais, chuva de granizo, entre outros. Nesse cenário, a capa protetora pode ser uma alternativa para evitar maiores danos. O seu uso, contudo, exige alguns cuidados. Veja cinco dicas:
1 – Prefira capas de polietileno: alguns materiais, como PVC e polipropileno, podem causar sérios danos à pintura, principalmente em situações em que ocorre intensa exposição solar. “A escolha deve ser por capas de fabricação a base de polietileno. Ela deve ter uma forração para evitar eventuais danos ou riscos à pintura”, afirma Paulo Donádio, gerente de Pesquisa e Inovação da Anjo Tintas.
2 – Facilite a ventilação: outra recomendação é ter uma capa que tenha um dispositivo que facilite a ventilação. Dessa forma, explica o especialista, evita-se o superaquecimento da pintura em dias de sol intenso.
3 – Mantenha o veículo limpo: quando o veículo apresentar sujeiras de qualquer grau, sejam leves ou pesadas, não é recomendado o uso de capa. “Isso porque, as sujeiras prejudicam o aspecto da pintura, podendo provocar riscos na superfície”, comenta Donádio.
4 – Jamais deixar o carro molhado: quando a superfície do veículo estiver molhada, é melhor não utilizar a capa. “A umidade é um fator que contribui para o desgaste do verniz.”
5 – Espere esfriar: a capa também não deve ser usada quando o motor estiver quente. “O excesso de calor danifica a pintura ao longo do tempo”, explica o gerente de Pesquisa e Inovação da Anjo Tintas.
- Cores para Corredor Interno Pequeno: Ampliando e Valorizando - 16 de dezembro de 2024
- Tempo entre Demãos de Tinta Acrílica: Guia para Aplicação - 13 de dezembro de 2024
- Como Conservar a Tinta Depois de Aberta: 5 Dicas Eficazes! - 10 de dezembro de 2024
ótimas dicas, obrigado pelo conteúdo