O que é Cultura?

DSC_3534* Mhanoel Mendes

Maurício Destri, ator da rede Globo de televisão, deu uma declaração assaz interessante no programa do Faustão neste domingo 12 de julho. A declaração, de que vinha de “uma cidade pequena e sem cultura” levantou polêmica na sua cidade – Criciúma – e até no estado de Santa Catarina.

Algumas pessoas mais bairristas, entenderam que o jovem estava ofendendo a sua cidade natal, seu Estado e todos que nele moram. Nas redes sociais centenas de pessoas eram só críticas.

Mas houve aqueles que lembraram do Centro Cultural da cidade, uma construção quase centenária, que está quase caindo como desculpa para apoiar o ator global. Defendiam a falta de verba pública e até privada nos projetos culturais.

O pai do jovem, Paulo Destri, também deu seu ponto de vista em seu perfil no Facebook. Disse que seu filho quis dizer que “Criciúma é carente de apoio cultural”.

A despeito das declarações de Maurício Destri à Fausto Silva, avalio que a essência do tema não foi colocada em discussão. Pra mim, o foco não são as construções, os apoios a projetos culturais. Mas , antes disso, cabe uma pergunta: o que é cultura?

Pra mim, por ora, o tema deve ser analisado do ponto de vista de interesses tanto financeiros, quanto sociais e culturais. Como sabemos, nossa sociedade é estratificada em classes e cada uma delas tem seus hábitos, seus costumes, sua dinâmica social e, portanto, sua cultura.

É um equívoco sofístico afirmar que alguém ou uma determinada classe não tem cultura. Que dirá dizer que uma cidade não tem cultura. Todos têm cultura. O que uns não tem é a cultura do outro e aqui vale lembrar que geralmente quem está no poder, mais na ponta da pirâmide, insiste em dizer que a base não tem cultura. Diz isso justamente para impor a sua cultura como a correta, a ideal. E é só que do seu ponto de vista.

O bolinho de chuva, o chimarrão, o chá de marcela para dor de barriga, são traços culturais. A dança, a sopinha e o fogão à lenha são heranças culturais. O carro de boi, a tarrafa no mar e a farofa na praia são hábitos culturais. A cultura é a mente da sociedade. É o que os seres humanos geraram durante gerações e vivenciam no presente. Dizer que alguma pessoa não tem cultura é, no mínimo, desconhecer a história da humanidade e reproduzir um sistema elitista e preconceituoso.

Até segunda-feira seguinte ao programa que foi no domingo eu não sabia o nome do ator Global e nem que era de Criciúma. Sim, até segunda porque praticamente não assisto televisão. E o fato mais positivo e relevante, a meu ver, que Maurício Destri, a Globo e seu apresentador Fausto Silva puderam contribuir sobremaneira para a cultura foi justamente este, o de debater: o que é cultura?

* Agricultor, jornalista, jardineiro, psicólogo, escritor e peregrino – www.oikos.org.br

Compartilhar
Esta entrada foi publicada em Artigos e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta para O que é Cultura?

  1. Jose Clair Nietto disse:

    Valeu primo, mais para complementar o que é cultura, eu diria com toda certeza, tudo que foi produzido e é produzido pelo homem, não importa o local deste planeta, ou seja, tudo é cultura.Beijos e um abração…..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *