Cor da tinta influencia na temperatura do ambiente interno

Você sabia que a cor da tinta pintada na parte externa de sua casa influencia na temperatura interna de um ambiente? Por isso, na hora de escolher a cor para pintar sua obra, é importante pensar além da estética e levar em consideração quanto cada uma absorve de calor, qual a variação de temperatura na sua cidade e quanto tempo do dia ficará exposta ao sol, para ajudar a tomar a decisão.

O branco absorve somente 20% de calor, enquanto que o preto absorve 98% de calor. E as outras cores são bem variáveis, por isso se quiser considerar esta característica também na hora de escolher a cor, é importante optar por tons mais claros.

Escolher uma cor que absorve menos calor traz diversos benefícios e o principal é deixar os ambientes internos mais “fresquinhos”, reduzindo assim o uso de ar-condicionado e o consumo de energia. E o principal, a temperatura mais agradável dentro de casa é qualidade de vida porque influencia no conforto das pessoas.

Esse é o resultado do estudo da pesquisadora da USP Kelen Almeida Dornelles, que desenvolveu uma tabela mostrando como diferentes cores de tinta impactam nos índices de absorção de radiação solar nas superfícies.

Outras cores que apareceram na pesquisa foram o azul escuro que absorve 85%, amarelo 40%, cinza 75% e vermelho telha 73%.

Filipe Colombo

Sobre Filipe Colombo

Formado em Administração com ênfase em Marketing, É conselheiro profissional formado pelo IBGC e possui MBA em administração de empresas cursado nos EUA, China e nos Emirados Árabes. Acumula mais de 20 anos de experiência em gestão de empresas e é autor do best seller “Gestão Profissional na Prática”. Neste livro, são compartilhados ensinamentos, visões e conselhos que são frutos de sua experiência acadêmica e profissional.
Esta entrada foi publicada em Artigos e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *