Oito iniciativas por um planeta mais sustentável

Há mais de 30 anos no mercado, nós da Anjo Tintas temos a sustentabilidade em nossa missão. Com esta preocupação, desenvolvemos ações voltadas para cuidar do meio ambiente, tanto interna quanto externamente. Queremos apresentar algumas destas iniciativas implantadas na empresa.

Veja abaixo oito iniciativas que adotamos para um planeta mais sustentável:

1. Coleta Seletiva de Resíduos

Todos os resíduos são separados conforme sua classificação, quantificados e destinados para reciclagem, aterro sanitário ou aterro industrial. A coleta de eletrônicos também é feita em parceria com o Bairro da Juventude, instituição que atende mais de 1.500 crianças e adolescentes. Além disso, todo ano realizamos treinamento para os funcionários sobre gerenciamento de resíduos.

2. Uso Racional da Água

Toda água remanescente de limpeza de equipamentos é tratada e usada novamente para fins não potáveis na própria indústria, como utilização em vasos sanitários e em jardinagem. Temos uma estação de tratamento de água, que faz a reutilização de cerca de 70 mil litros de água por mês.

3. Eficiência Energética

Foi feita a substituição de equipamentos como ar-condicionado e motores por outros com menor consumo de energia com selo PROCEL, além da troca de luminárias fluorescentes pelas de LED, que economizam 48% em energia. Em parceria com a Satc (Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina) e Bairro da Juventude, todo esse material é destinado para descarte em local adequado e doação para trabalhos técnicos.

4. Investimento Ambiental Interno

Foi implantado na empresa um novo sistema preventivo de incêndios, mais moderno e com maior autonomia de combate, além da substituição de estopas pelo uso de toalhas industriais reutilizáveis.

5. Ações Externas e Lixo Domiciliar

Nossas quatro unidades produtivas possuem espaço para coleta de lixo domiciliar e óleo de cozinha que os profissionais podem trazer de casa para reciclar. Este lixo é coletado pela Prefeitura e gera renda para famílias que trabalham na separação do lixo. O óleo de cozinha é destinado para empresa licenciada. Realizamos também campanha externa em escolas no Dia do Meio Ambiente para conscientizar crianças e adolescentes em relação à preservação, além da doação de tambores de papelão para coleta seletiva.

6. Estação de Tratamento de Solventes

Todos os solventes utilizados para limpeza na produção são tratados e reutilizados para limpeza, a quantidade é mais de 150 mil litros de solventes reutilizados todo ano.

7. Área Verde

Possuímos uma área de preservação permanente de 17.835 m², localizada na unidade impressão. Nesta área foram plantadas 3.200 mudas de árvores nativas e frutíferas. Além disso, um bosque de 12 mil m² com árvores nativas e catalogação de fauna e flora está localizado na matriz.

8. Desenvolvimento de Produtos Ecoeficientes

Temos produtos que foram desenvolvidos com matérias-primas de fontes renováveis, menor quantidade de solventes e menor emissão de poluentes na atmosfera. São eles o thinner ecoeficiente, tinta emborrachada, linha ProtectPack e tinta acrílica Anjo Mais. Confira:

* Thinner Ecoeficiente: da linha automotiva, estes thinners são indicados para diluição de tintas e primers poliuretano, tintas poliéster e para retoque. Um dos diferenciais é que são produtos não causam danos à saúde nem dependência química, além de ter capacidade de reduzir de 50 a 80%  dos poluentes na atmosfera. Não contém tolueno, xileno, benzeno e outros solventes aromáticos, produtos que atacam o sistema nervoso prejudicando a saúde.

* Tinta Emborrachada: A tinta diminui a temperatura do ambiente em até 3°C servindo como tinta isolante térmica para telhados. Garante também a redução de ruídos em até 5 decibéis tornando os ambientes mais silenciosos. Além disso, por formar uma película elástica, evita microfissuras na superfície porque tem capacidade de acompanhar a dilatação e retração conforme a variação da temperatura cobrindo fissuras (0,5 mm) e microfissuras (0,05 mm).

* Anjo Mais: O produto é econômico e rende mais que as tintas comuns. Pode ser diluída em até 60% e, com isso, cobrir áreas muito maiores. A obra ganha um rendimento de até 80% a mais comparado a tintas comuns. Além disso, com maior capacidade de diluição, A Anjo Mais não respinga tanto como as outras e, por isso, suja menos na hora da aplicação.

* Tecnologia Antibacteriana: linha de tintas desenvolvida para embalagens com proteção contra bactérias. A linha ProtectPack tem tecnologia inovadora que permite que as embalagens dos produtos fiquem totalmente isoladas de micróbios e germes.

Filipe Colombo

Sobre Filipe Colombo

Formado em Administração com ênfase em Marketing, É conselheiro profissional formado pelo IBGC e possui MBA em administração de empresas cursado nos EUA, China e nos Emirados Árabes. Acumula mais de 20 anos de experiência em gestão de empresas e é autor do best seller “Gestão Profissional na Prática”. Neste livro, são compartilhados ensinamentos, visões e conselhos que são frutos de sua experiência acadêmica e profissional.
Esta entrada foi publicada em Artigos. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *