Como acabar definitivamente com o mofo nos móveis e nas paredes da sua casa

Você pinta aquela sua parede linda, monta todo o ambiente com seus móveis, cheio de aconchego, tá tudo lindo. Aí, passam alguns meses e começam a surgir aquelas manchas feias que acabam com qualquer decoração e ainda trazem mil fungos e alergias de brinde.

Nessas horas parece que nada acaba com o danado do mofo nas paredes e móveis! Mas seus problemas ACABARAM! Chega aqui com a gente que vamos te ensinar técnicas infalíveis e baratas pra manter a sua pintura, decoração e saúde em dia! 😀

Pra começar: vamos lembrar que o mofo é formado por um fungo que se prolifera por causa da umidade, principalmente em locais escuros e que ele pode se desenvolver em qualquer lugar de uma casa, desde paredes e moveis, até tecidos, couro, cortinas e etc. No inverno, o risco de mofo é bem maior, porque o frio faz com que deixemos os ambientes fechados por mais tempo.

Além de estragar moveis e pintura, o mofo faz muito mal à saúde, principalmente para aqueles que já possuem rinite, sinusite, bronquite e asma. Através da inalação, os fungos penetram no corpo humano e encontram condições favoráveis, desencadeando assim o processo alérgico.

Se livrando do mofo nos moveis e paredes

Pra acabar com a umidade dos ambientes, é regra geral que o ar precisa circular em seus ambientes. E em um mundo perfeito, seria lindo se o sol também conseguisse adentrar um pedacinho interno do seu espaço. Então SEMPRE que tiver oportunidade, abra suas janelas e deixe o ar e o sol adentrarem seus ambientes, o maior tempo possível.

Também é importante prestar atenção na hora de posicionar os móveis. De preferência sempre que possível as paredes que pegam sol para encostar armários, guarda roupas ou qualquer móvel de madeira.

Algumas receitas caseiras bem eficientes para remoção de mofo já instalado são:

Vinagre + Bicarbonato: 200ml de vinagre + 1 colher de bicarbonato. É só misturar os dois, colocar em um borrifador e aplicar nos objetos mofados. Deixe agir por aproximadamente 10 minutos e seque com um pano limpo. O mofo vai sumir na hora e custar pra reaparecer!

Água sanitária: o queridinho das donas de casa, funciona!

Antes de tudo, remova com um pano úmido o mofo que já se instalou. Misture 50 ml de água sanitária com 1L de água, molhe o pano na solução, passe na área infectada e deixe secar naturalmente. Use sempre luvas para proteger a pele na ação da água sanitária e certifique-se que a superfície a ser limpa suporta a ação do cloro que contém no produto.

Bônus:

Para retirar a umidade de dentro dos armários e roupeiros, invista em saquinhos que sugam a umidade. É só colocar alguns pedacinhos de giz dentro de um pedacinho de tecido fino tipo tule e jogar nas gavetas e armários. Não tem cheiro e irá manter tudo sequinho.

Pacotinhos de sílica, daqueles que vêm em caixinhas de sapato, também são feitos para sugar umidade de locais pequenos como gavetas. Outra opção legal com o mesmo fim, são potinhos com carvão, que também são superabsorventes. Esse último é mais indicado para armários de cozinha e banheiro!

Além desses cuidados, vale também investir em tintas antimofo que tenham ação antifúngica como a Tinta Acrílica Arquitetura da Anjo, para revestir suas paredes.

Vale lembrar que se o problema com mofo em seus ambientes persistir mesmo após seguir todas essas dicas, é preciso verificar a fundo a origem dessa umidade afim de descobrir vazamentos, tubulações danificadas e problemas estruturais mais complexos que precisarão de reparos profissionais. ?

Filipe Colombo

Sobre Filipe Colombo

Formado em Administração com ênfase em Marketing, É conselheiro profissional formado pelo IBGC e possui MBA em administração de empresas cursado nos EUA, China e nos Emirados Árabes. Acumula mais de 20 anos de experiência em gestão de empresas e é autor do best seller “Gestão Profissional na Prática”. Neste livro, são compartilhados ensinamentos, visões e conselhos que são frutos de sua experiência acadêmica e profissional.
Esta entrada foi publicada em Artigos. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

10 respostas para Como acabar definitivamente com o mofo nos móveis e nas paredes da sua casa

  1. Rúbia Braga disse:

    Olá. Eu já estou enlouquecendo com o mofo no meu guarda roupa (ele é novinho) de MDF. Já fiz de tudo, todas as receitas caseiras e o envernizei, mas mesmo assim não deu certo e eu descobri que sou alérgica a mofo de tamanha a exposição e estou sofrendo muito com isso, já gastei mais do que eu tinha. Por favor, me ajude.

    • Anjo disse:

      Oi Rúbia. Não temos produto destinado para essa finalidade.
      O mofo é oriundo de umidade, esse guarda-roupa está encostado na parede? Se sim, pode ser a origem. Sugerimos tentan afastar para ventilar.

  2. Em primeiro lugar qualquer tipo,de móvel esta sujeito a mofo, seja la de qual material que seja, acredito eu que, o que realmente falta é o comprometimento com o cliente, ou seja na hora d fazer que faça com materiais realmente anti mofo, existe no mercado produtos que dificultam a vida destes fungos. Quando na fabricação utilizar tintas anti mofo.

  3. Antonio disse:

    Meus móveis e mdf e queria saber pra acabar com modos e água sanitária e água tbm como e ??

  4. Sônia Maria dos Santos disse:

    Gostei da dica,estou com problema em dois guarda roupas novos.mas incrível que a parede aonde fica os guarda roupas não tem mancha e é apartamento novo.sera que os guarda roupa já vieram com problemas?não tem nada de mofo na parede.os guarda roupa são iguais e comprei juntos.o que vc me diz desse problemão?

    • Anjo disse:

      Olá, Sônia! Tudo bem? Acreditamos que que seja o móvel, mas você pode encaminhar fotos do seu problema para o nosso SAC avaliar o problema, SAC (48) 999823540.

      Abraços!

  5. Conteúdo e dicas muito boas. Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *