9 dicas de como utilizar cores para criar efeitos nos seus ambientes

Se tem algo nos ambientes da sua casa ou escritório que é capaz de transmitir diversas sensações, são as cores! Elas dão vida aos ambientes, expressão a sua personalidade e são parte fundamental da decoração.

Como se já não fosse o suficiente, você sabia que elas são capazes de provocar ilusões de ótica? Sim! Incrível, não? Com a escolha correta de cores, você pode deixar seus ambientes mais aconchegantes, dar sensação de amplitude, entre outros efeitos.

Por isso preparamos esse artigo com 9 dicas de efeitos que você pode fazer com a combinação certa nos lugares certos! Confere só! ?

#1 Encurtar

Se você tem algum ambiente muito grande na sua casa e quer dar a sensação de aproximação, invista em tons escuros na parede de fundo em contraste com cores mais claras.

#2 Compactar

Ainda para cômodos muito grandes, se você quer passar a sensação de proximidade e aconchego, invista em cores escuras. Elas dão a ilusão de um ambiente compacto.

#3 Ampliar

Ao contrário dos cômodos grandes, se sua casa, apartamento ou escritório for pequeno, fuja das cores escuras. São as cores claras em todas as paredes que dão a sensação de amplitude.

#4 Alargar

Se o seu objetivo é alargar o espaço, invista em tons claros nas paredes laterais e deixa as cores escuras para o teto e o fundo. É uma ótima opção para corredores estreitos.

#5 Rebaixar o teto

Se o teto de algum ambiente for muito alto, pintar ele em tons escuros contrastando com paredes claras passa a sensação de rebaixamento.

#6 Alongar

Para deixar os ambientes mais longos, combine paredes escuras com teto em cor clara. Isso reforça as linhas horizontas, passando a sensação de um ambiente comprido.

#7 Estreitar

Investir em cores escuras para paredes opostas e em teto e fundo claros dá a sensação de um ambiente longo e estreito.

#8 Destacar

Para dar destaque a uma parede, mantenha ela com uma cor específica e pinte as demais de outra cor. Se você quer dar destaque para uma cor mais clara, pinte as paredes opostas e o teto com cores escuras.

#9 Encurtar paredes

Se você quiser deixar as paredes mais curtas, a técnica mais indica é dividir a altura e pintar a parte de cima com tons mais escuros.

E aí, curtiu? Agora que você já conhece esses efeitos, fica mais fácil corrigir sensações que podem estar te incomodando ou até mesmo repaginar seus ambientes!

E se quiser uma mãozinha para escolher as cores, acesse nosso Simulador de Ambientes. E já sabe, a hora que for colocar em prática, não esquece de mostrar pra gente! ?

Filipe Colombo

Sobre Filipe Colombo

Formado em Administração com ênfase em Marketing, É conselheiro profissional formado pelo IBGC e possui MBA em administração de empresas cursado nos EUA, China e nos Emirados Árabes. Acumula mais de 20 anos de experiência em gestão de empresas e é autor do best seller “Gestão Profissional na Prática”. Neste livro, são compartilhados ensinamentos, visões e conselhos que são frutos de sua experiência acadêmica e profissional.
Esta entrada foi publicada em Ambientes, Artigos e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas para 9 dicas de como utilizar cores para criar efeitos nos seus ambientes

  1. vanderlei barnabe disse:

    bom dia tenho uma parede com muitas trinquinhas na massa o que me indicam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *