Check List para a Felicidade \o/

Muito se fala sobre a felicidade, muitos se perdem tentando encontrá-la junto ao sentido da vida e se amargam no caminho. Mas se esse caminho fosse você mesmo e não um lugar ou uma coisa?

check-list-pra-ser-feliz

Ser feliz é a forma como você reage as investidas do universo, a todas elas. As suas reações, definem quem você é e o estado que permanecerá na maior parte do tempo. A notícia boa é que isso contagia e é mais fácil e prazeroso do que você imagina.

Vem conferir esse presente da Anjo para você, um Check List completo pra você transpirar felicidade e contagiar todo mundo ao seu redor! 😉

———————————————————————————————————-

  • Faça: Não é só bancar o good vibes e pensar positivo, ser feliz depende de ações reais.
  • Planeje: Fazemos parte de uma geração que enche a boca para falar “viva o hoje sem pensar no amanhã”, estaria tudo ok se o amanhã não viesse, mas ele sempre vem. A falta de planejamento acaba levando as pessoas a uma vida vazia, sem propósito nem estrutura. Planejar é necessário e ninguém é menos feliz por isso, muito pelo contrário, a segurança do planejamento não nos impede de viver e traz uma paz enorme pra vida.
  • Viaje: Viajar é a única coisa na vida que você compra pra ficar mais rico (e não estamos falando de hotéis 5 estrelas ou resorts de luxo). A riqueza das viagens está na experiência de conhecer pessoas, culturas, comidas, terras, águas diferentes. Isso é extraordinário!
  • Dê sem pensar no retorno: Você se surpreenderá quando a gratidão começar a bater na porta. Colhemos exatamente o que plantamos e se o retorno não vir de onde você espera, vem de um lugar melhor ainda. A lei do retorno não falha nunca!
  • Seja gentil: Trate todas as pessoas igualmente bem, pois todas as pessoas que você cruzar estão passando por uma luta que você não sabe nada a respeito.
  • Perdoe: Quando temos raiva ou magoa de alguém, levamos essa pessoa com a gente sempre em todo canto. Quem mais perde com isso somos nós. Perdoar não significa querer perto, significa superar e seguir livre de tudo que te fez mal.

perdoe

  • Não odeie a Segunda-feira: São 52 Segundas-Feiras no ano, toda semana é a mesma coisa e vai ser sempre assim. Não é inteligente passar a vida reclamando de algo que NUNCA vai mudar. Seja inteligente e aproveite as oportunidades que a segunda-feira traz sempre. Uma delas é a chance de crescer profissionalmente e tornar os seus fins de semanas futuros, bem melhores que os atuais.
  • Valorize pessoas, não coisas: Almoce em família, passe tempo na sala com seus pais ouvindo o que eles têm a dizer, namore com os mobiles e telas desligados, brinque com as crianças, sorria para estranhos, olhe nos olhos, repare gestos, dê abraços com mais de 4 segundos de duração.
  • Seja grato: Ingratidão dói e gratidão enriquece mais a você do que a pessoa a qual você foi grato.
  • Não tenha medo de excluir pessoas dos seus círculos: Você é a média das pessoas que convive. Verificar se seus círculos somam ou atrasam a sua vida é essencial para seu crescimento profissional, acadêmico e pessoal. Além disso, pessoas negativas, tóxicas e de má índole, não precisam ser mantidas por perto e saber podar relacionamentos abusivos é essencial em nossas vidas.
  • Viva com o que você tem: Ambicione, isso é bom, mas com equilíbrio e sabedoria. Dinheiro traz felicidade sim, mas tem um limite. Um bilionário não é mais feliz que um milionário só pelo fato dos dígitos bancários. O prazer dos bens materiais tem prazo de validade curto, não baseie a sua felicidade neles.
  • Ame o seu trabalho: O seu trabalho é uma das partes mais importantes da sua vida. Ele não precisa ser perfeito, mas também não pode acabar com o seu psicológico e lhe esgotar mentalmente. Se não der pra ser prazeroso, que ao menos seja satisfatório, caso contrário saia do lugar, você não é uma árvore.
  • Desconecte-se: Trabalhe e estude online (se necessário), se relacione off, a vida já está superficial de mais, não deixemos os relacionamentos se resumirem em redes da web.
  • Faça exercícios físicos: Seu corpo é uma supermáquina, que para se manter ativa precisa estar em constante movimento. Apaixone-se por uma modalidade e vá fundo, nunca é tarde e daqui um ano você vai desejar ter começado hoje.
  • Coma certo: Fique longe de produtos industrializados, a natureza oferece tudo que você precisa para viver. Desembale menos, descasque mais.

e-pra-respeitar-todo-mundo

  • Não tenha preconceito com ninguém: Você pode não gostar de uma religião, ser contra ou a favor do aborto, não ser ou ser homossexual, ser ateu, cético, branco, negro, azul. Você pode ser o que quiser. O que você não pode é julgar os outros por fazerem o mesmo. Não julgue por condição física, psicológica ou social. Isso é antes de tudo questão de respeito, que é direito de TODOS. Todos são livres e aprender a aceitar as diferenças é sem sombras de dúvidas, a porta para a paz mundial.
  • Não seja superficial: Ouça com vontade os outros falarem, – repetindo – de abraços com mais de 4 segundos de duração.
  • Sorria: Para seus amigos, mas principalmente para desconhecidos.
  • Pare de reclamar: Ninguém gosta de pessoas que reclamam o tempo todo, principalmente se for por problemas sem solução. Isso amarga quem reclama e a todos que estão a sua volta. O ditado, “o que não tem remédio, remediado está!” nunca fez tanto sentido. Se existe um problema, resolva, se não consegue sozinho, peça ajuda e se não tem solução, o leite que caiu nunca mais vai voltar pra garrafa, então bola pra frente!

Felicidade não é um objetivo de vida, felicidade é um estado que pode ser prolongado e vivido na maior parte do tempo.  Sempre estamos, raramente somos.

E se ainda assim algumas vezes a tristeza aparecer, lembre-se: É só mais um dia ruim, não uma vida ruim. 😉

Filipe Colombo

Sobre Filipe Colombo

Formado em Administração com ênfase em Marketing, É conselheiro profissional formado pelo IBGC e possui MBA em administração de empresas cursado nos EUA, China e nos Emirados Árabes. Acumula mais de 20 anos de experiência em gestão de empresas e é autor do best seller “Gestão Profissional na Prática”. Neste livro, são compartilhados ensinamentos, visões e conselhos que são frutos de sua experiência acadêmica e profissional.
Esta entrada foi publicada em Artigos. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *