O Significado das cores

As cores tem uma poderosa influência sobre todas as nossas percepções. Elas tem o poder de influenciar nossas decisões e reações inconscientemente de forma natural, fundamentada em nossa cultura.

 A cor é capaz de modificar uma decisão de compra, aumentar a capacidade criativa de um projeto, a concentração e alterar até o humor em determinados momentos do dia.

 cores

Veja que interessante alguns números baseados na psicologia das cores:

  • 84,7% dos consumidores, consideram a cor mais importante que outros fatores ao escolher um produto.
  • 93% das pessoas, dão ênfase para o impacto visual do produto ao decidir uma compra.
  • 80% das pessoas, acreditam que a cor tem o poder de aumentar o reconhecimento de uma marca.
  • A cor pode ser responsável em até 60% pela aceitação ou rejeição de um produto.
  • O julgamento de um ambientes é feito inconscientemente em 90 segundos.
  • Nesse período, 62% a 90% da avaliação feita é baseada somente nas cores.
  • Anúncios que usam cores, são vistos até 42% mais que anúncios em preto e branco.
  • As cores podem aumentar e melhorar o aprendizado e compreensão em até 65%.
  • 2 de 3 consumidores ESSE ANO, não comprarão um produto que desejam, por não encontrarem em sua cor preferida.

A harmonia das cores é fundamental. Com as cores adequadas podemos contrastar, harmonizar, iluminar, dar nova visualização ao que pretendemos enfatizar ou potencializar. É muito comum termos dificuldade em combinar essas cores. Tanto em ambientes, como em roupas, paredes, acessórios.

Contudo, existem muitas ferramentas que podem nos ajudar a acertar nessas escolhas. E a novidade é que nem todas são atuais.

Criado em 1666 por Isaac Newton, o círculo cromático é um instrumento facilitador para elaborar projetos, uma vez que, nele temos acesso a composição de cores, luminosidade, saturação e sombra que devem ser utilizados.

circulo cromático

Entende-se por círculo cromático, uma paleta composta por doze cores, sendo elas:

  •  Três cores primárias: não podem ser obtidas através de outras, como o amarelo, azul e vermelho.
  • Três cores secundárias: formadas pela mistura das cores primárias, obtemos laranja, violeta e verde.
  • Seis cores terciárias: compostas pela mistura das cores secundárias.

A percepção que temos com cada cor não é universal, ela é baseada em nossa cultura, criação, local em que vivemos. Por exemplo, para nós Brasileiros, o branco representa paz, tranquilidade. No oriente, o mesmo branco representa o luto. Isso pode variar muito de uma cultura para outra. Daí a importância de analisar o contexto em que o indivíduo está inserido.

Parece bastante coisa, mas é bem simples e nós vamos ajudar você! Esse é o primeiro post de uma série que vai explicar detalhadamente a psicologia das cores. Nos próximos posts, você vai acompanhar de forma isolada todas as percepções de cada cor.

Será uma série incrível, e bem colorida!

Fonte: Viver de blog.

Filipe Colombo

Sobre Filipe Colombo

Formado em Administração com ênfase em Marketing, É conselheiro profissional formado pelo IBGC e possui MBA em administração de empresas cursado nos EUA, China e nos Emirados Árabes. Acumula mais de 20 anos de experiência em gestão de empresas e é autor do best seller “Gestão Profissional na Prática”. Neste livro, são compartilhados ensinamentos, visões e conselhos que são frutos de sua experiência acadêmica e profissional.
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