A melhor ideia de Santa Catarina veio de Criciúma – Prêmio Catarinense de CCQ

Projeto vencedor foi o Vedação Eficiente do GMP Criação formado por profissionais da Anjo Tintas.

O Prêmio Catarinense de CCQ 2014 contou com 10 empresas do Estado concorrendo ao título e três foram finalistas. O projeto vencedor foi o Vedação Eficiente do GMP Criação da empresa Anjo Tintas de Criciúma. A divulgação dos vencedores foi durante a 16ª edição do Encontro Catarinense de CCQ, realizada em Treze Tílias na última sexta-feira (12/09). O 2º lugar foi para a Adlin Plásticos de Jaraguá do Sul e a Brandili Têxtil de Apiúna ficou em 3º lugar. O projeto Vedação Eficiente consiste em uma simples ação que garantiu um ótimo resultado para os profissionais do setor onde a ideia foi implantada e para a empresa.

a2O projeto Vedação Eficiente foi implantado no setor de envase do thinner automotivo. O problema era o rompimento constante dos anéis dos bicos de envase da máquina envasadora de thinner. Esses rompimentos aconteciam porque o material do anel era atacado pela agressividade do solvente. Depois de vários testes, os profissionais identificaram que o solvente não atacava a fita veda rosca e assim envolveram os anéis com esta fita e o problema foi solucionado. Com o problema resolvido, os ganhos foram: aumento de produtividade porque não é mais preciso parar a produção para a troca de anéis rompidos, diminuição de desperdício porque agora não tem mais vazamento no thinner, satisfação dos profissionais do setor porque o problema foi solucionado. Segundo a coordenadora de gestão de pessoas, Geani Vieira dos Santos, a produtividade aumentou em meio milhão de litros/ano de thinners e reduziu em 90% o valor gasto com a troca de anéis.

O Programa de Grupos de Melhorias de Processos (GMPs) da Anjo Tintas é voluntário. Os grupos são formados por profissionais interessados em desenvolver sua capacidade intelectual buscando a implantação de ideias que visam melhoria de processo, aumento na produtividade, redução de custos e/ou qualidade de vida. Para o diretor presidente Filipe R. Colombo, esta conquista consolida os objetivos dos GMPs que é o desenvolvimento dos profissionais e melhoria contínua, além disso é uma forma de motivar os funcionários a continuarem fazendo parte dos grupos e contribuindo com a gestão e evolução da organização.

a1a3

Filipe Colombo

Sobre Filipe Colombo

Formado em Administração com ênfase em Marketing, É conselheiro profissional formado pelo IBGC e possui MBA em administração de empresas cursado nos EUA, China e nos Emirados Árabes. Acumula mais de 20 anos de experiência em gestão de empresas e é autor do best seller “Gestão Profissional na Prática”. Neste livro, são compartilhados ensinamentos, visões e conselhos que são frutos de sua experiência acadêmica e profissional.
Esta entrada foi publicada em Novidades e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta para A melhor ideia de Santa Catarina veio de Criciúma – Prêmio Catarinense de CCQ

  1. A EQUIPE CIPAPEL PARABENIZAM PELA CONQUISTA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *