Andarilho

Andarilho* Mhanoel Mendes

Todos nós somos, em boa parte dos casos, resultados das nossas decisões. Isto já é quase que consenso entre muitos. Assim como você, eu também tenho algumas experiências impactantes. Pra mim, por ora, não existe conhecimento sem vivência, por isso, se me convenço que é importante, que vou sair um ser humano melhor, eu vou lá e faço.

A experiência como andarilho pela BR-101, de Criciúma (SC) a Florianópolis (SC), foi uma delas. Durante seis noites e sete dias caminhei pelo acostamento da via federal e fui pedindo tudo, desde alimento, água e até pousada. Na grande maioria das vezes conseguindo.

Como aprendizado, fica o fato de que não é fácil pedir, principalmente quando não se necessita, que era o meu caso. Pra mim, parece que quem pede já perdeu quase tudo: quem realmente necessita, perdeu a dignidade, e quem não necessita perdeu a vergonha. Depois daquela experiência de 2005, jamais fui o mesmo.

Agora, baseado nos meus escritos, o jovem cineasta criciumense, Jurandir Lisboa, acaba de lançar o curta metragem “Andarilho O Buscador”. Trata-se da primeira obra do Lisboa, que, com sua visão aguçada e seu espírito crítico, soube pinçar um fato cotidiano em nossa sociedade, mas pouco debatido.

Inquieto, Jurandir Lisboa retrata, no seu olhar, as vivências e perspectivas de um “andarilho”, assim, tenta mostrar que, por muitas vezes, fazemos um prejulgamento de pessoas, que por um motivo ou outro estão buscando sua própria jornada neste mundo. Com sua obra, Lisboa sugere pra sermos mais conscientes antes de prejulgar alguém.

Nossos caminhos nós mesmos buscamos, certo ou errado, todo caminho é caminho. Afinal de contas, “não nascemos seres humanos, nos tornamos”, ensina Gurdjef, lembrado no curta do Studio Lisboa Films, de Criciúma.

“Minha mochila já anda bem vazia e meu coração mais cheio, minha alma mais leve. Já quero bem pouco: respirar, comer, dormir, servir a mim mesmo”.

Fica a dica: “Andarilho – O Buscador”, do Studio Lisboa Films, que pode ser acessado no seguinte link: http://vimeo.com/91347380

* Agricultor, jornalista, jardineiro, psicólogo, escritor amador e peregrino.

Filipe Colombo

Sobre Filipe Colombo

Formado em Administração com ênfase em Marketing, É conselheiro profissional formado pelo IBGC e possui MBA em administração de empresas cursado nos EUA, China e nos Emirados Árabes. Acumula mais de 20 anos de experiência em gestão de empresas e é autor do best seller “Gestão Profissional na Prática”. Neste livro, são compartilhados ensinamentos, visões e conselhos que são frutos de sua experiência acadêmica e profissional.
Esta entrada foi publicada em Artigos e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *