Tempo de Vacas Magras

artigo303* Beto Colombo

Querido leitor, que você esteja bem. Hoje não vou trazer algo novo para o nosso tema, mas com certeza, é oportuno e atual. Trata-se da passagem bíblica, retirada do livro dos Gêneses, que versa sobre os tempos das vacas gordas e tempos das vacas magras.

De acordo com esta passagem, um Faraó egípcio teve dois sonhos especiais e, intrigado com o ocorrido, quis saber o que significavam. Na manhã seguinte ao sonho, o Faraó chamou seus sábios e lhes falou sobre o que sonhara. Mas eles não conseguiram contar o significado dos sonhos.

Justamente aqui, entra na história um copeiro que se lembrou de José. Disse ao Faraó que quando estava na prisão havia conhecido um homem que podia interpretar sonhos. Diante disso, o Faraó mandou logo buscar o prisioneiro.

Diante da presença do líder, José o prisioneiro, ouviu seu sonho: “Vi sete vacas gordas e belas. Depois vi sete vacas muito magras e esqueléticas. E as magras comeram as gordas”, comentou calmamente o Faraó. Que continuou: “No segundo sonho, vi sete espigas cheias e maduras numa só haste. Depois, vi sete espigas finas e murchas. E as espigas finas começaram a tragar as sete espigas boas”.

Atento, o prisioneiro pensou por alguns instantes e logo fez seu comentário, interpretando o sonho. “Os dois sonhos significam a mesma coisa”, expôs inicialmente. “As sete vacas gordas e as sete espigas cheias significam sete anos, e as sete vacas magras e as sete espigas finas significam outros sete anos”. Resumindo, “haverá sete anos de muito alimento no Egito, depois haverá sete anos em que pouquíssimos alimentos crescerão.”

Após a interpretação, o Faraó ficou tão agradecido que mandou soltar José, para quem ainda encarregou uma tarefa: “Escolhe um homem sábio e encarrega-o de recolher mantimentos durante os sete anos bons. Assim, o povo não passará fome nos sete anos ruins que se seguirão, quando haverá colheitas escassas”.

Passar por épocas de calmaria e bonança qualquer um passa, afinal de contas, pouco ou nada se exige. Não é necessário sentar no cofre, apertar os cintos e nem dizer não. Tudo flui. Mas, um dos momentos em que se pode conhecer mais verdadeiramente as pessoas, as lideranças, são justamente nas turbulências, na agitação, nos tempos de incertezas e de vacas magras.

Todo tempo é tempo. Há o tempo de vacas magras, onde se faz necessário a precaução, a cautela e a maturidade emocional para enfrentar. É o limão! Mas, como tudo passa, também há o tempo das vacas gordas e, aqui, é importante ter a sabedoria para produzir, para se manter e para acumular “gorduras”. É momento de pegar o limão das vacas magras e fazer uma limonada. E você, está preparado para os tempos de vacas magras?

* Empresário, Especialista em Filosofia Clínica, Presidente do Conselho da Anjo Tintas.

Filipe Colombo

Sobre Filipe Colombo

Formado em Administração com ênfase em Marketing, É conselheiro profissional formado pelo IBGC e possui MBA em administração de empresas cursado nos EUA, China e nos Emirados Árabes. Acumula mais de 20 anos de experiência em gestão de empresas e é autor do best seller “Gestão Profissional na Prática”. Neste livro, são compartilhados ensinamentos, visões e conselhos que são frutos de sua experiência acadêmica e profissional.
Esta entrada foi publicada em Artigos e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *