10 dicas de como ser produtivo no home office

Nesse momento em que muitas pessoas estão trabalhando em sistema “home office”, seguem dicas valiosas para manter a produtividade:

1. Rotina

Como qualquer outro trabalho, o home office exige uma rotina para manter o negócio em pleno funcionamento. É importante estabelecer os horários de trabalho e considerar o horário comercial. Determine as pausas para o café, o almoço e o final do expediente. Uma das maneiras de como ser produtivo em casa é realizando as pausas necessárias ao longo dia, assim há picos de foco e outros de relaxamento.

 2. Demarcar Território

Contar com um espaço físico delimitado para trabalhar é uma das práticas fundamentais de como ser produtivo em casa. É esse espaço o responsável por te ajudar a compreender que está no momento de trabalhar. O fundamental é que os móveis e todos os objetos que serão utilizados durante o dia estejam organizados e próximos a você.  Esta demarcação de território ajuda também aos outros membros da casa compreenderem e respeitarem o espaço e tem pode trabalho, evitando interrupções.

3. Blindagem

Uma das maiores dificuldades de quem não mora sozinho e trabalha home office é conseguir se blindar das demandas da casa. Por isso é tão importante estabelecer um espaço físico destinado exclusivamente ao trabalho. Essa blindagem vai acontecer através de acordos com todos os integrantes da casa. Conversas que vão estipular o momento em que você está ou não disponível.

4. Como montar um home office

Preparar um ambiente de trabalho que seja eficiente requer cuidados para preservar a saúde e o bem-estar sem comprometer sua produtividade. Para conseguir bons resultados e produtividade é importante encontrar um lugar confortável para a execução do trabalho. Iluminação, som, cores, textura e decoração são complementos que ajudam no momento de como montar um home office.

5. Iluminação

Dor de cabeça, ardência nos olhos e lacrimação são indícios de muito esforço para leitura em um ambiente mal iluminado. A iluminação adequada é crucial para manter a alta produtividade em casa. O ideal é aproveitar ao máximo a luz natural. A luz e a ventilação natural são muito importantes para o conforto e para o estado de espírito. Se for necessária iluminação artificial, providencie lâmpadas adequadas que lhe garantam um ambiente bem iluminado e as posicione acima da mesa de trabalho.

6. Comodidade

Estar com o espaço delimitado, a iluminação e ventilação correta, ainda não são suficientes para garantir como ser produtivo em casa. Escolha a mesa de acordo com seu espaço, não compre nada muito exagerado. Se for utilizar uma mesa que já tenha em casa, o mais importante é colocar sobre ela coisas que você vai realmente precisar. Utilize uma cadeira confortável que possibilita ajustes de alturas e dos braços.

7. Organização do ambiente

A organização do ambiente funciona para como ser produtivo no home office ou na realização de qualquer outra atividade. A coordenação dos objetos aumenta o desempenho do profissional e diminui o estresse. Além disso, otimiza a execução das atividades, favorecendo na gestão do tempo.

8. Administração das tarefas

A administração das tarefas depende também do tempo destinado a cada uma delas. A gestão do tempo está relacionada a técnicas de como ser produtivo no home office e alcançar melhores resultados, conseguir se organizar, otimizar e aproveitar melhor o tempo.  

Para melhorar a gestão do tempo, é importante listar as atividades do dia, priorizando aquelas de maior importância e que afetam diretamente a entrega dos resultados.  

Uma vez priorizadas as tarefas, limite o tempo de cada uma delas. Dessa forma, você saberá quais atividades demandam mais tempo e como se programar para que todas sejam realizadas dentro do cronograma estipulado.

9. Roupa de trabalho

Trabalhar em home office exige uma grande dose de profissionalismo e esta atitude começa na hora de se vestir para trabalhar. Um traje não profissional pode influenciar a seriedade do trabalho e reduzir a credibilidade e até a autoestima do profissional. O importante é trabalhar com uma roupa confortável, mas que transmita uma atitude profissional para si mesmo e para os outros.

10. Espaço Relax

Assim como nas empresas, é importante para manter a produtividade em casa, ter momentos de pausas durante o trabalho. E no home office essa prática pode ser ainda mais fácil e requer mais cuidado. As pausas podem ser para tomar um café ou apenas descansar e devem ter horários estipulados. Curtas e regulares são ideais para que o seu rendimento e performance não caiam e assim, você consiga manter o foco para realizar o seu trabalho da melhor forma possível.


Fonte: Blog Freesider.

Compartilhar
Esta entrada foi publicada em Artigos e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

7 respostas para 10 dicas de como ser produtivo no home office

  1. Muito bom, vou aproveitar para refletir sobre

  2. Muito bacana as dicas! Realmente trabalhar home office exige muito profissionalismo e motivação. Parabéns pelo artigo!

  3. ANA LUIZA disse:

    COMO SER PRODUTIVO NO HOME OFFICE ACHEI MUITO BOM MESMO SITE MUITO BOM COM BOAS DICAS FUNDAMENTAIS

  4. Flavio DIas disse:

    Tenho aproveitado os dias de quarentena, já que não posso sair de casa para pintar as paredes aqui de casa.

  5. Achei muito útil e super interessante este artigo 10 DICAS DE COMO SER PRODUTIVO NO HOME OFFICE Parabéns !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *