10 dicas de como ser produtivo no home office

Nesse momento em que muitas pessoas estão trabalhando em sistema “home office”, seguem dicas valiosas para manter a produtividade:

1. Rotina

Como qualquer outro trabalho, o home office exige uma rotina para manter o negócio em pleno funcionamento. É importante estabelecer os horários de trabalho e considerar o horário comercial. Determine as pausas para o café, o almoço e o final do expediente. Uma das maneiras de como ser produtivo em casa é realizando as pausas necessárias ao longo dia, assim há picos de foco e outros de relaxamento.

 2. Demarcar Território

Contar com um espaço físico delimitado para trabalhar é uma das práticas fundamentais de como ser produtivo em casa. É esse espaço o responsável por te ajudar a compreender que está no momento de trabalhar. O fundamental é que os móveis e todos os objetos que serão utilizados durante o dia estejam organizados e próximos a você.  Esta demarcação de território ajuda também aos outros membros da casa compreenderem e respeitarem o espaço e tem pode trabalho, evitando interrupções.

3. Blindagem

Uma das maiores dificuldades de quem não mora sozinho e trabalha home office é conseguir se blindar das demandas da casa. Por isso é tão importante estabelecer um espaço físico destinado exclusivamente ao trabalho. Essa blindagem vai acontecer através de acordos com todos os integrantes da casa. Conversas que vão estipular o momento em que você está ou não disponível.

4. Como montar um home office

Preparar um ambiente de trabalho que seja eficiente requer cuidados para preservar a saúde e o bem-estar sem comprometer sua produtividade. Para conseguir bons resultados e produtividade é importante encontrar um lugar confortável para a execução do trabalho. Iluminação, som, cores, textura e decoração são complementos que ajudam no momento de como montar um home office.

5. Iluminação

Dor de cabeça, ardência nos olhos e lacrimação são indícios de muito esforço para leitura em um ambiente mal iluminado. A iluminação adequada é crucial para manter a alta produtividade em casa. O ideal é aproveitar ao máximo a luz natural. A luz e a ventilação natural são muito importantes para o conforto e para o estado de espírito. Se for necessária iluminação artificial, providencie lâmpadas adequadas que lhe garantam um ambiente bem iluminado e as posicione acima da mesa de trabalho.

6. Comodidade

Estar com o espaço delimitado, a iluminação e ventilação correta, ainda não são suficientes para garantir como ser produtivo em casa. Escolha a mesa de acordo com seu espaço, não compre nada muito exagerado. Se for utilizar uma mesa que já tenha em casa, o mais importante é colocar sobre ela coisas que você vai realmente precisar. Utilize uma cadeira confortável que possibilita ajustes de alturas e dos braços.

7. Organização do ambiente

A organização do ambiente funciona para como ser produtivo no home office ou na realização de qualquer outra atividade. A coordenação dos objetos aumenta o desempenho do profissional e diminui o estresse. Além disso, otimiza a execução das atividades, favorecendo na gestão do tempo.

8. Administração das tarefas

A administração das tarefas depende também do tempo destinado a cada uma delas. A gestão do tempo está relacionada a técnicas de como ser produtivo no home office e alcançar melhores resultados, conseguir se organizar, otimizar e aproveitar melhor o tempo.  

Para melhorar a gestão do tempo, é importante listar as atividades do dia, priorizando aquelas de maior importância e que afetam diretamente a entrega dos resultados.  

Uma vez priorizadas as tarefas, limite o tempo de cada uma delas. Dessa forma, você saberá quais atividades demandam mais tempo e como se programar para que todas sejam realizadas dentro do cronograma estipulado.

9. Roupa de trabalho

Trabalhar em home office exige uma grande dose de profissionalismo e esta atitude começa na hora de se vestir para trabalhar. Um traje não profissional pode influenciar a seriedade do trabalho e reduzir a credibilidade e até a autoestima do profissional. O importante é trabalhar com uma roupa confortável, mas que transmita uma atitude profissional para si mesmo e para os outros.

10. Espaço Relax

Assim como nas empresas, é importante para manter a produtividade em casa, ter momentos de pausas durante o trabalho. E no home office essa prática pode ser ainda mais fácil e requer mais cuidado. As pausas podem ser para tomar um café ou apenas descansar e devem ter horários estipulados. Curtas e regulares são ideais para que o seu rendimento e performance não caiam e assim, você consiga manter o foco para realizar o seu trabalho da melhor forma possível.


Fonte: Blog Freesider.

Compartilhar
Esta entrada foi publicada em Artigos e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

6 respostas para 10 dicas de como ser produtivo no home office

  1. Muito bacana as dicas! Realmente trabalhar home office exige muito profissionalismo e motivação. Parabéns pelo artigo!

  2. ANA LUIZA disse:

    COMO SER PRODUTIVO NO HOME OFFICE ACHEI MUITO BOM MESMO SITE MUITO BOM COM BOAS DICAS FUNDAMENTAIS

  3. Flavio DIas disse:

    Tenho aproveitado os dias de quarentena, já que não posso sair de casa para pintar as paredes aqui de casa.

  4. Achei muito útil e super interessante este artigo 10 DICAS DE COMO SER PRODUTIVO NO HOME OFFICE Parabéns !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *