O Significado do Roxo

A quarta cor da nossa serie é a primeira das 3 cores secundárias. É a mais mística e luxuosa também. Vamos falar do roxo (ou purpura).

Uma mistura equilibrada entre o vermelho e o azul resulta em um pigmento forte, de presença, também conhecido como violeta. O roxo é associado à realeza e simboliza o poder, nobreza, luxo, extravagância e ambição.

MUlher roxa

A cor do dinamismo desperta dentre todas, as percepções mais reflexivas e luxuosas. É muito comum encontrar o roxo em ambientes infantis, justamente por seu dinamismo e vivacidade, e em ambientes voltados para meditação, devido às energias que ela transmite e retém.

941 _ cores - ROXO

Partindo para suas simbologias, ele representa respeito, devoção, transformação, mistério e personalidade forte. E de seus estímulos, a cor também auxilia no raciocínio e criatividade.

Também é a cor da intuição, psicodélica e tudo relacionado a espiritualidade e energias. Segundo místicos, o roxo é uma cor excelente para purificação e cura de níveis físico, emocional e mental. 

As empresas que mais usam a cor em sua identidade, são marcas que geralmente querem transmitir dinamismo, vida e interação. Alguns exemplos famosos são as marcas: Orkut, Instagram, Kinect, Vivo, Yahoo e GNT.

cores -ROXO - logo

Algumas curiosidades sobre o roxo

  • É a cor mais difícil para o olho humano enxergar.
  • É calmante, por isso está associada à espiritualidade e intuição.
  • É a cor mais original dentre as cores comuns e atraí pessoas do mesmo perfil.
  • Project Purple (projeto roxo) era o nome do primeiro projeto do iPhone quando estava sendo desenvolvido pela Apple.
  • Existem mais de 40 tons diferentes da cor.
  • Nunca foi a cor mais apreciada nem por homens nem por mulheres.

O roxo é uma cor muito rara na natureza, algumas pessoas a consideram artificial. Ainda assim é inegável a sua presença forte.  Ambientes ou qualquer superfície, jamais passam despercebidos se essa cor estiver em sua composição.

Esta entrada foi publicada em Ambientes, Arte, Artigos. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *