Ser Autêntico e Verdadeiro

artigo* Mhanoel Mendes

Sou um fã da Sua Santidade Dalai Lama. Realmente gosto muito do que ele escreve, fala e, principalmente do que ele vive. Pra mim, um homem são, portanto, um santo em vida.

Incrível como ele fala de tudo, de paz, de amor, de sofrimento, homossexualidade, alegria, ansiedade, enfim, sempre com profundidade espantosa. E seja qual for o assunto, ele se posiciona, fala com amor e compaixão e jamais julga alguém ou diz o que é certo e o que é errado. Não é a toa que Dalai Lama significa homem sábio.

Para os budistas, Dalai Lama, ou Tenzin Gyatso, que nasceu no Tibet em 1935, é considerado a décima quarta reencarnação do mestre Gedun Drupa, que viveu em 1391 a 1474. Ele é considerado um mestre vivo e encarnado.

Mas tem uma frase que pincei para o meu atento leitor neste dia. Começa ele: “Algumas pessoas têm amor por você, outras têm raiva”. Pra que mais natural do que isso? Reconhecer que há pessoas que gostam de nós e outras nem tanto e não há nada de errado nisso.

Segue sua Santidade: “O que sentem, nem sempre dependeu do seu comportamento. As reações delas às vezes são justas, às vezes são injustas”. Há muitos casos que sentimos que algumas pessoas nos evitam e sequer nos conhecemos, sequer nos encontramos uma vez na vida. Mesmo assim há a rejeição.

Seguindo a frase do mestre Dalai Lama, ele nos ensina que “Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres são tão contraditórios que é impossível satisfazê-los”. Jamais vamos contentar a todos, por mais que nos esforcemos. Há, inclusive, aquela frase de que nem Jesus agradou a todos.

Ao finalizar sua ideia, SS Dalai Lama fecha seu ensinamento com uma frase simples e direta. “Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro”.

* Jardineiro, jornalista, psicólogo, agricultor, escritor e peregrino – www.oikos.org.br

 

Esta entrada foi publicada em Artigos e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *