Artigo: A Corrupção e Você

filipe* Filipe R. Colombo

Nós, população brasileira, temos sido surpreendidos, nos últimos anos, com inúmeros casos de corrupção. Estes casos são trazidos à tona por meio de investigações do Ministério Público, da Polícia Federal e de outros órgãos de fiscalização e controle.

A corrupção no Brasil é algo endêmico e grave. Ela tem origem histórica e relação direta com a forma de constituição de nossa sociedade.

Quase um em cada quatro brasileiros (23%) afirma que dar dinheiro a um guarda para evitar uma multa não chega a ser um ato corrupto, de acordo com uma pesquisa feita pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e o Instituto Vox Populi. Os números refletem o quanto atitudes ilícitas, de tão enraizadas em parte da sociedade brasileira, acabam sendo encaradas como parte do cotidiano. As informações são da BBC Brasil.

“Muitas pessoas não enxergam o desvio privado como corrupção. Só levam em conta a corrupção no ambiente público”, diz o promotor de Justiça Jairo Cruz Moreira. Como lida diariamente com o assunto, Moreira ajudou a BBC Brasil a elaborar uma lista de algumas atitudes que os brasileiros costumam tomar e que, por vezes, nem percebem que se trata de corrupção.

Veja quais são elas:
– Não dar ou comprar sem nota fiscal
– Não declarar Imposto de Renda
– Tentar subornar o guarda para evitar multas
– Roubar TV a cabo
– Furar fila
– Comprar produtos falsificados

“Aceitar essas pequenas corrupções legitima aceitar grandes corrupções”, afirma o promotor. “Seguindo esse raciocínio, seria algo como um menino que hoje não vê problema em colar na prova ser mais propenso a, mais pra frente, subornar um guarda sem achar que isso é corrupção”, diz.

Segundo a pesquisa da UFMG, 35% dos entrevistados dizem que algumas coisas podem ser um pouco erradas, mas não corruptas, como sonegar impostos quando a taxa é cara demais.

Ainda sobre este assunto, sugiro assistir um vídeo antigo, porém atual, da cantora Ana Carolina onde ela conclama à honestidade, video este intitulado “Só de sacanagem…”

E você? Já parou pra refletir sobre seus atos?

Para assistir o  vídeo da Cantora Ana Carolina, Clique aqui

* Diretor Presidente da Anjo Tintas

Esta entrada foi publicada em Artigos e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta para Artigo: A Corrupção e Você

  1. Salve Filipe, paz!
    Oportuno e sábio seu artigo.
    Realmente, as vezes, percebo que estamos imersos em uma sociedade com valores invertidos, onde ser correto é ser ingênuo, louco, e ser incorreto é ser malando, esperto.
    Lembra-me muito a lei de Gerson, onde alguns apregoam que devemos levar vantagem em tudo.
    Pra mim, por ora, o que pode provocar uma guinada é a ética, não a moral, não a lei, os dogmas ou as regras. A ética, pois pra mim, resumidamente, ética é uma ação, um verbo, que me leva a ter a mesma postura na frente e nas costas das pessoas, organizações e entidades.
    Gratidão por compartilhar suas ideias.
    Um bom caminho, querido amigo.

    Mhanoel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *