Gentileza

* Beto Colombo

Querido leitor, querida leitora, que cada um e que todos estejam bem. Hoje vamos refletir sobre a campanha da CDL e do SPC de Criciúma (SC), amplamente divulgada nos meios de comunicação da região, intitulada “Curta gentileza e compartilhe uma vida melhor”.

Em tempos difíceis, onde fomos à lua, entretanto, muitos de nós ainda não aterrissaram em nossos próprios corações, vale a pena atender ao pedido de “curtir gentileza”, pois só curte quem reconhece e ao reconhecer, provavelmente, também agradeça e passe adiante, compartilhando uma vida melhor.  Assim, escrevendo e falando no rádio, este é o meu jeito de movimentar esta campanha oportuníssima.

Crescemos ouvindo uma frase feita: “Violência gera violência”. Para ficarmos só nesta geração, nos atemos ao descaso da ditadura militar, a guerra contra o comunismo, agora contra as drogas. Parece até que nos acostumamos com a violência e que, portanto, é assim mesmo, é normal.

Contra tudo isso, lembro da figura ímpar que mexeu com hábitos e costumes do Rio de Janeiro na década de 1960. Falo do senhor Gentileza, ou José Agradecido, como ele se autodenominava. Contra o “violência gera violência”, o senhor gentileza dizia “gentileza gera gentileza”.

Cada vez que me vem esta frase sobre violência, agora já me vem a da gentileza. São só dois lados da mesma moeda que podemos acessar.

Agora vem esta campanha de curtir gentileza, de fazer gentileza, de viver gentileza. Seja em casa, no trabalho, no trânsito, no estádio de futebol, enfim, onde estiver, ser gentil é um grande passo para tornar nossa vida, às vezes tão difícil, mais leve, amorosa, e por que não, mais feliz?

Que esta campanha “Curta gentileza e compartilhe uma vida melhor”, iniciada em 2012 alcance nossas mentes, nossos corações, e que se alastre para o ano que se apresenta ali na frente. Que a gentileza aproxime a humanidade e surja uma nova perspectiva não tão nova assim, mas renovada, de ser.

É assim como o mundo me parece hoje. E você, como vive a gentileza?

* Empresário, Especialista em Filosofia Clínica, Diretor Presidente da Anjo
www.betocolombo.com.br

Compartilhar
Esta entrada foi publicada em Artigos. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *