Se esta rua fosse minha…

* Por Vania Burigo

Será que sabemos que nossa rua é nossa mesmo?

Nos preocupamos com o local onde moramos, escolhemos o bairro pela proximidade de nosso trabalho, escolas, casa de nossos amigos, etc. Depois pensamos se o prédio ou a casa terão áreas de lazer, segurança, se a vizinhança é boa.

Dentro da nossa casa temos mais cuidados ainda, queremos compartimentos amplos, iluminados, cada coisa no seu lugar, móveis planejados. Queremos o visual perfeito, o conforto máximo! Nos orgulhamos do interior de nossas casas, temos prazer de receber amigos e familiares.

Já sobre a  rua onde vamos morar, pensamos na segurança, na facilidade de estacionar, no fluxo urbano, no barulho que pode gerar. Se ela for bonita, arborizada, ótimo, valoriza nosso imóvel, andamos por ela com prazer.

E se ela for despojada, sem graça, sem árvores? Por que não fazer como fazemos com a casa, onde derrubamos paredes, sem pensar duas vezes, trocamos o piso, investimos em móveis e cortinas novos, colocamos iluminação adequada? A rua ė pública, está certo, mas podemos mudá-la atravės de uma associação de moradores, de nosso condomínio ou podemos começar sozinhos na frente de nossa casa. Plantar árvores, trocar o revestimento do passeio e colocar lixeiras novas vão dando vida ao lugar por onde passamos diariamente.

Veja a rua da foto. É em Porto Alegre, e mais parece um parque! Certamente levou tempo para ficar assim, mas é sempre hora de começar. Muitas ruas simpáticas se destacam pelas árvores majestosas. Outras têm passeios gramados, bancos e lixeiras de madeira. Iluminação e sinalização especial, decoração de Natal também são uma boa ideia. Que tal pensar que nossa rua é nossa mesmo e fazer dela uma continuação do nosso espaço de viver com a mesma qualidade e beleza?

* Arquiteta

Compartilhar
Esta entrada foi publicada em Artigos. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta para Se esta rua fosse minha…

  1. Arq. Sheila Cristina disse:

    Lindo! Resolvi compartilhar…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *